Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






quarta-feira, 1 de março de 2017

Fonte A Samaritana, Porto Alegre

A Samaritana


Em fevereiro de 1919, a revista Kodak, considerando tal realização como fato inédito na capital gaúcha. O jornalista saiu empolgadíssimo do atelier porque pôde contemplar bem de pertinho uma moça, de seios de fora, posando para os olhos discretos do artista.
Consta que a obra foi modelada por Alfred Adloff, um dos nomes mais respeitados na estatuária local daquele tempo.

Em 1925, a Samaritana fora instalada no Largo dos Açorianos à beira de uma “bacia de granito”.

Paço Municipal

A estátua da Samaritana foi feita por Alfred Adloff, trabalho feito em galvanoplastia nas oficinas de João Vicente Friederichs. A Samaritana parece ter sido moldada com base em modelo vivo, do que dá a notícia.


A Samaritana teve que deixar um ponto nobre, um lugar privilegiado, em frente ao Palácio Municipal, na Praça Montevidéu, assim denominada desde 25 de setembro de 1916.

Doberstein (2002) comenta que o apelido "Samaritana" é equivocado para a obra pois ela se parece muito mais com uma camponesa portando um Cântaro.

Em 1935, a Samaritana foi levada para a Praça da Alfândega, junto com a bacia de granito que a acompanharia na transferência forçada de local, cujo futuro ninguém seria capaz de imaginar.

Praça da Alfandega

Essa mudança de endereço decorreu da imposição das circunstâncias que marcaram as comemorações do Centenário Farroupilha.

A Fonte Talavera foi a substituta da Samaritana.


Fonte Talavera

Vistosa, muitíssimo bonita, na antiga Praça Municipal, a Fonte Talavera, como presente da colônia espanhola à cidade que a abrigara, ao ensejo das festividades comemorativas dos 100 anos da Revolução Farroupilha.

Procedente de Talavera de La Reina, como obra executada por D. Juan Ruiz de Luna, ceramista famoso, a fonte veio a ser montada pelo professor Fernando Corona (Espanha, 1895-Porto Alegre, 1979), a quem o sangue atávico e um talento alcandorado ensejaram perfeição ao honroso trabalho.

Fonte Talavera

Talvez uma das estátuas mais comentadas nos últimos anos em Porto Alegre, a Samaritana estava desde 2002 fora da Praça de Alfândega, sendo o seu retorno praticamente uma década depois.




Mas como comentou Chaves (2012) a peça que está atualmente no local é uma cópia, tendo em vista que a original sofreu uma ação de depredação tão grande que foi cortada ao meio.

A Samaritana Cercada

A Samaritana Lúdica


O Vandalismo e a sujeira de Porto Alegre, a falta de respeito e o cuidado com o patrimonio por parte do poder publico é total, uma vergonha. E não muda nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário