Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






domingo, 29 de novembro de 2015

Zoológico do Menino Deus

Jardim Zoológico Vila Diamêla

- O bairro Menino Deus, em Porto Alegre, já teve seu Jardim Zoológico, a mais de um século.

- Cel. Juan Ganzo Fernandez era não só um trabalhador, mas, um sonhador voltado a grandiosas realizações. Possuía uma enorme área verde entre a Rua do Menino Deus (atual Getúlio Vargas) e a Rua Praia de Belas, conhecida como “Vila Diamêla”, nome de uma de suas filhas.


Em 26 de julho de 1912, conforme o jornal Correio do Povo: 

“O coronel Ganzo Fernandez assignou, hontem, contrato com a companhia Força e Luz, afim de que esta forneça energia electrica para accionar um motor que fornecerá luz ao jardim zoologico, onde serão collocadas 3.000 lampadas incandescentes e 20 focos de arco voltaico”. (A grafia da época)

Em 1913, o cel. Juan Ganzo Fernandez organizou, em sua propriedade Vila Diamêla, o primeiro Zoológico Porto-Alegrense.

- Com entrada pela Avenida 13 de Maio (atual Getúlio Vargas), e ela se estendia até a Praia de Belas, sobre o terreno onde está atual Avenida Ganzo.

Avenida 13 de Maio

Em 05 de janeiro de 1913, foi inaugurado o primeiro Jardim Zoológico de Porto Alegre, por iniciativa do empresário Juan Ganzo Fernandéz.

Entrada do Zoológico da Vila Diamêla - 1918

- Em homenagem a sua filha Diamêla Ganzo Fernandez, o empreendedor batizou o Parque de Vila Diamela.

Diamêla Fernandez - filha de Ganzo

Ficha de entrada


Além de uma “variada colecção de quadrupedes, aves e palmipedes”, conforme anúncio da época, o centro de diversões também tinha “lago e pavilhão de patinação”.

Arthur Matte guarda até hoje esse postal, colorido a mão, no verso um texto em alemão
09 de setembro de 1913

- Havia variada coleção de pássaros de vários portes, em viveiros adequados e artísticos, alguns lagos, sombreados por taquaras.


- Era muito variada a coleção de macacos, de sagüis nativos e até orangotangos africanos.

- Tinha também: - tigres, leões, leopardos e ursos em jaulas especiais, camelos, elefantes e uma onça pintada vinda de Erechim, a qual era muito admirada.


- Nos fundos do terreno ficavam as oficinas da Cia. Telephonica Rio-Grandense e um grande galpão de madeira com canchas, onde os funcionários da Companhia Telephonica jogavam “bocha”.

- No prédio fronteiro do zoológico funcionava um “cassino e um café concerto”, inédito e atraente recanto nesta Capital.

Ponto de encontro para multidões de frequentadores, segundo registros da época, ocupava a área onde hoje está a atual Avenida Ganzo, batizada em homenagem ao antigo proprietário.


Em 05 de janeiro de 1913, a edição do jornal A Federação dedicou generoso espaço à notícia da inauguração do parque, realizada no dia anterior com presença do então governador, Dr, Carlos Barbosa Gonçalves, e de “altas autoridades civis e militares, representantes do clero, da imprensa, e povo”.

A notícia do jornal - A Federação em 6 de janeiro de 1913
Foto: reprodução

Nota:
- Pioneiro da telefonia no Sul do Brasil, Juan Ganzo Fernandez nasceu nas Ilhas Canárias, Las Palmas, Espanha, em 05 de outubro de 1872, e faleceu em Florianópolis, em 02 de abril de 1957.

- Aos 17 anos, vivia no Uruguai, onde empreendia na área de energia e comunicações.
- Em 1900, veio para o Rio Grande do Sul. No Estado instalou centrais telefônicas em Jaguarão, Bagé, Dom Pedrito, Pelotas, Santa Cruz, Cruz Alta e em outras cidades.
- Em 1908, fundou em Porto Alegre a Companhia Telefônica Rio Grandense.
- Em 1909, instalou em Porto Alegre um moderno serviço de telefonia, dotado de cabos aéreos e subterrâneos. A partir de então, os serviços da companhia não pararam de crescer, estendendo sua cobertura para Santa Catarina.
- Em 07 de setembro de 1924, a senhorita Diamêla, filha de Ganzo por ocasião da inauguração da Rádio Sociedade Riograndense, interpretou "A Canção da Saudade", de Olegário Mariano.

O coronel Ganzo
Acervo de Ronaldo Marcos Bastos

Em 1º de outubro de 1913, o jornal Correio do Povo, em sua edição, publicou a seguinte nota sobre o zoológico de Porto Alegre:

“Foi, ante-hontem, extraordinariamente visitado, o Jardim Zoologico desta capital, tendo sido vendida duas mil e duzentas entradas. Para attender ao movimento de passageiros da linha do Menino Deus, a companhia Força e Luz fez circular mais alguns bondes com a lettra Z, que faziam viagens de 15 em 15 minutos da praça da Alfandega ao desvio fronteiro ao Jardim Zoologico. Hoje, será retirado da Alfandega o material necessario ás installações electricas do jardim e do pavilhão do rinck. Está sendo aberta uma avenida, que contornará o jardim para o passeio de carros e automoveis. A avenida, que terá começo na entrada do jardim, irá até a praia de Bellas, dahi voltando pelo lado opposto, até o ponto inicial.” (A grafia da época)

Ganzo e seu filho Edison - 1920
Nota:
- Certa ocasião, no centro do Zoológico, foi montada a ópera “Aida” (Verdi) por uma companhia italiana.


Ópera AIDA

O Zoológico do Menino Deus Fecha

Em 1925, o Zoológico foi fechado, os animais foram levados para o zoológico de Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Parque Zoológico do Estado

Em 1º de maio de 1962, a região da Grande Porto Alegre foi ter novamente seu primeiro grande zoológico com a inauguração do Parque Zoológico do Estado, na cidade de Sapucaia do Sul, na BR 116, inaugurado pelo governador Leonel Brizola.

Inauguração do Zoo de Sapucaia



Referências:

Familiaganzo.blogspot.com.
Ronaldo Fotografias

Blog Leal e Valerosa 

11 comentários:

  1. Linda História que poucos conhecem...

    Conheça o mais novo coworking do Porto Alegre!
    www.meooffices.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela excelente informação1

    ResponderExcluir
  3. Como morador da Ganso por muitos anos, conhecia parte da história, agora completa.....grato.

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante a matéria. Onde conseguiste o assunto tão antigo?

    ResponderExcluir
  5. Baita história, obrigado por registrá-la.

    ResponderExcluir
  6. Registro a grande amizade com o saudoso e meu querido Professor Arquiteto Lincoln Ganzo de Castro, descendente do Cel. Ganzo, morador e proprietario de outros imoveis da Av. Ganzo. Um abraço aos filhos, ao Márcio. Arq. Silvio J. Rocha

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!

    Eu tenho uma Ficha de entrada, em excelente estado de preservação, igual a da foto postada aqui no blog!
    fernandomr1305@yahoo.com.br

    Fernando M.R.

    ResponderExcluir
  9. Moradora do Menino Deus há 40 anos não sabia deste zôo, adorei saber da história e seus fundadores, adoro a Av.Ganzo, seus canteiros, suas árvores, parecem mesmo nos contar histórias, ainda lembro Dna.Lori e seu ajudante cuidando do jardim. Obrigada por nos contar!👏

    ResponderExcluir
  10. Ola tudo bem alguem ai sabe me informar que seria este lote uma moeda 200reis do zoologico

    ResponderExcluir