Bem Vindo

- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado. A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

- Este Blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.

Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

- Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente (sem o devido crédito), dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

- Quer saber mais sobre determinado tema, consulte a lista de assuntos desmembrados, no arquivo do Blog, alguma coisa você vai achar.

A Fala, a Escrita, os Sinais, o Livro, o Blog é uma troca, Contribua com idéias.

- Em História, não podemos gerar Dogmas que gerem Heresias e Blasfêmias e nos façam Intransigentes.

- Acompanhe neste relato, que se diz singelo; a História e as Transformações de Porto Alegre.

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena. - Bom Passeio.

Me escreva:

jpmcomenta@gmail.com






sábado, 24 de março de 2012

Porto Alegre - 1975 à 1999 - Parte XVI (Em Montagem)

Cronologia- 1975/1999


Em 1975, na Ásia, termina a Guerra do Vietnã entre o Norte e o Sul, o país se unifica sob o regime comunista. Os Estados Unidos é o grande perdedor.

Em 1975, na Europa, Espanha, é restaurada a “monarquia constitucional”.

Em 1975, em Porto Alegre, é criado por Decreto Municipal a Reserva Biológica do Lami, com área de 180 hectares, com inclusão da Ponta do Cego, localizada no extremo sul da cidade, área ainda rural.
Um dos motivos primordiais para a criação foi à urgência de se conservar pela ameaça de extinção, a espécie vegetal “Efédra”, com valor medicinal.
A visitação pública é proibida na primeira reserva biológica de Porto Alegre.

Em 1975, em Porto Alegre, completa-se o anel viário da 1ª Perimetral que percorre as vias: - Júlio de Castilhos, João Goulart (Volta do Gasômetro), Loureiro da Silva, Avaí, túnel e elevada da Conceição até Mauá/ Julio de Castilhos, numa extensão de 6,33 quilômetros.

Em 1975, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Leopoldina sobre a 1ª Perimetral, junto a Avenida João Pessoa. Na lateral do viaduto e inaugurada à herma em concreto em homenagem a Imperatriz Leopoldina, com uma cabeça em bronze.

Em 1975, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Obirici, sobre a Avenida Plínio Brasil Milano, junto as Avenidas, Brasiliano de Morais e Assis Brasil, isto alterou o sistema viário desta região na Zona Norte.
Junto à praça lateral, onde na década de 1960 estava instalada a famosa “Samdu”, espécie de ambulatório, no prédio do IAPAS (antigo IAPI), e frente a prédio foi construído o monumento a Índia Obirici, quase próximo ao arroio Passo da Areia, obra do escultor Mário Arjonas.

Nota:
- Neste ambulatório tive o pé direito costurado (o qual trago a cicatriz), após grande corte em uma garrafa de cerveja no campinho ao lado de casa na Cachoeirinha (RS), primeiro apanhei uma surra de minha Mãe Iara Bauer por não voltar quando me chamou, estava com o Airton (que no futuro virou um bandido, já morto), estávamos dentro de um aro de borracha, e rodamos, a haste rebentou e assim aconteceu o corte.
Minha Mãe, depois me levou ao Dr. Jaime que nada pode fazer, esperamos meu Pai Silvio Müller.
Meu Pai acabou me levando até a Samdu, a dor e o choro foram grandes e a experiência também, por isso a conto. – Bons Tempos!

Em 25 de fevereiro de 1975, em Porto Alegre, na forquilha de uma Acácia Tipa, na calçada da Avenida João Pessoa, Carlos Alberto Dayrel, 20 anos, queria impedir que a árvore tombasse pelas motos serras da Prefeitura, no alargamento da avenida para a construção do viaduto Imperatriz Leopoldina. O protesto terminou em pancadaria patrocinada pela Brigada Militar, e virou notícia nacional. As Acácias Tipa permaneceram em pé. Este é o marco do Movimento Ecológico em Porto Alegre durante o Regime Militar.

- Porto Alegre a capital brasileira da “Ecologia”.

- Houve um momento, da história de Porto Alegre em que a capital sul rio-grandense era considerada uma “cidade de concreto”, envolvida em sombras.

Estamos suspensos no Espaço dentro da grande nave Gaia,
preservar o equilíbrio é necessário.

Em 08 de abril de 1975, em Porto Alegre, toma posse o prefeito municipal Guilherme Socias Villela, escolhido indiretamente pela Assembléia Legislativa.

Em 1975, em Porto Alegre, é inaugurada a 2ª Perimetral de Porto Alegre com sete quilômetros, seguindo pela:
Rua Felix da Cunha com Avenida Farrapos, Rua Olavo Barreto Viana, Avenida Goethe, Avenida Mariante, Avenida Silva Só, Avenida Princesa Isabel, Avenida Azenha, Avenida José de Alencar até as Avenidas Praia de Belas/Borges de Medeiros, precisou ser construído dois viadutos: Tiradentes (Avenidas Silva Só sobre Protásio Alves) e Dom Pedro I (Avenidas Borges de Medeiros sobre José de Alencar).
Atualmente a perimetral parte da Rua Voluntários da Pátria, por várias alças até a Avenida Farrapos.

Em 26 de outubro de 1975, no Brasil, São Paulo, o jornalista Vladimir Herzog, diretor da TV Cultura, é morto no DOI-CODI, a comoção é nacional, o governo proíbe o velório público e observa o enterro, mesmo assim 8 mil pessoas se reúnem na Praça da Sé na missa de 7º dia, no primeiro afronte ao governo desde 1968.

Em 1976, na Ásia, República Popular da China, morre o líder populista Mao Tse-tung.

Em 1976, na Europa, Portugal, no Arquipélago dos Açores, é criada a Região Autônoma dos Açores, com a aprovação pela Assembléia Nacional Portuguesa do Estatuto Político da Região.

Em 1976, em Porto Alegre, é inaugurado o Hospital São Lucas, na Avenida Ipiranga, bairro Partenon, administrado pela PUCRS, para atendimento da população de Porto Alegre e outros municípios.

Em 1976, em Porto Alegre, dz anos depois, apesar dos apelos do povo e do reconhecimento dos vereadores, a Praça da Harmonia mudou de nome mais uma vez.
Hoje ela é conhecida como Praça Brigadeiro Sampaio, em homenagem ao cearense Antônio Sampaio, que lutou bravamente na Guerra do Paraguai, “patrono da infantaria brasileira”. Em sua homenagem no centro da praça o Exécito construiu uma estátua em bronze com o homenageado empunhando uma espada.

Nota:
Este cronista participou durante o serviço militar da montagem do pedestal do monumento.

Em 1976, em Porto Alegre, graças ao vereador Larry Pinto de Farias, na gestão do prefeito Guilherme Sócias Vilella foi recriado a Banda Municipal de Porto Alegre.
O maestro Alcides Macedo foi chamado para a regência, teve que recomeçar tudo de novo, pois da antiga banda fundada em 1828, só estava o repertório musical, próprio para 80 figuras, o dobro que o maestro podia contar.
O repertório da banda era basicamente de música popular, assim Macedo transcreveu inúmeros sucessos da época e adaptou musicas originalmente para vozes. Fez centenas de arranjos musicais e compôs inúmeros chorinhos, sambas, cha-cha-cha, boleros e muitos dobrados, gênero pelo qual homenageou os sucessivos prefeitos.
Além de gêneros populares o Maestro Macedo possui composições eruditas como “Fantasia” dedicada a Câmara Municipal de Vereadores.
O Maestro Macedo regeu a Banda Municipal por 14 anos, e teve que se aponsentar e desabafou:
“No Brasil é assim, a gente quer trabalhar e não pode!”
O Maestro Macedo teve o mérito de ter reunido dois grandes movimentos, a regência, auto-didata, da Banda Militar (quando serviu a Brigada Militar) e a Banda Civil (junto a Banda Municipal).
(texto adaptado de Laura Teresinha da Rocha Saraiva, Vidas e Costumes, Hilda A. H. Flores, Nova Dimensão, 1994)

Em 1976, em Porto Alegre, é criado na capital por Decreto Estadual nº 24.385/76 o Parque Estadual do Delta do Jacuí e declarado Área de Proteção Ambiental – APA, em 2004, com uma parte dentro da cidade, administrado pelo Governo do Estado.
O Parque se forma a partir dos rios: - Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí, mais os canais, pântanos, e charcos e o conjunto de 16 ilhas do total de 30 que ficam dentro de Porto Alegre:
Ilha das Balseiras,
Ilha da Casa da Pólvora,
Ilha do Cipriano,
Ilha Coroa dos Bagres,
Ilha do Chico Inglês,
Ilha da Figueira,
Ilha das Flores,
Ilha das Garças,
Ilha Grande dos Marinheiros,
Ilha do Humaitá,
Ilha do Lage,
Ilha do Lino,
Ilha do Oliveira,
Ilha do Pavão,
Ilha da Pintada,
Ilha das Pombas,
Ilha do Serafim.

- O arquipélago é resultado da deposição milenar de sedimentos carregados pelos rios que formam a região hidrográfica do Guaíba.
De fato, são águas que passam pelo Delta do Jacuí que formam o Lago Guaíba, cujas águas, seguem para a Laguna dos Patos e para o Oceano Atlântico.
A população concentra-se nas ilhas da Pintada, Grande dos Marinheiros e Pavão.
O Delta é importante para a proteção do eco sistema da região.

Em 1976, em Porto Alegre, no Centro de Pós-Graduação e Ciência da Computação da UFRGS, uma equipe desenvolve o “primeiro Moden brasileiro” de laboratório, e a Parks transforma este protótipo em um produto comercial que foi a base da Embratel implantar a rede de transmissão de dados em 1978.

Em 1976, em Porto Alegre, é inaugurada a estátua a Tiradentes feita em placas de aço inoxidável, em homenagem em frente à Assembléia Legislativa no Palácio Farroupilha na Praça Marechal Deodoro (Matriz). Obra do escultor Vasco Prado.

Em 27 de abril de 1976, no meio da tarde, em Porto Alegre, o movimento nas Lojas Renner era intenso, no grande magazine na esquina da Rua Dr. Flores com Rua Otávio Rocha.
De repente uma explosão, na seção de tintas, no primeiro dos oito andares.
Começava o maior incêndio da história da cidade. Morreram 40 pessoas e 65 feridos.
Duas pessoas saltaram do último andar para a morte, 13 veículos e 200 bombeiros concentraram-se na frente da Renner, mas pouco pôde ser feito, diante da grande multidão e curiosos que para lá se deslocaram sem acreditar.

- A partir deste incêndio, a Prefeitura de Porto Alegre e o Corpo de Bombeiros ampliaram as normas de segurança que passariam a vigorar na cidade.

Em 21 de dezembro de 1976, em Porto Alegre, através da Lei n.º 4235, se deu a criação da primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente do gênero no Brasil, contando à época, com aproximadamente 400 funcionários.



A atual Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) teve suas origens a partir de um Setor da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), conhecido, na década de 1970, como Divisão de Parques e Jardins. Tal Setor abrigava as atividades de conservação desses espaços, enquanto outros encargos relativos às questões ambientais eram tratados fragmentados dentro das diversas Secretarias e Departamentos.


Assim, as ações governamentais, no contexto ambiental, eram caracterizadas pela ausência de um sistema centralizado de proteção, não se estabelecendo, até então, uma inter-relação entre essas demandas.

A história de Porto Alegre é grifada pelo pioneirismo na importância dada à preservação do Meio Ambiente e na influência dessa prática na qualidade de vida dos cidadãos.

A crescente e inescrupulosa exploração dos recursos naturais que se estabelecia no cenário mundial exigia uma revisão conceitual e organizacional da proteção ambiental. Porto Alegre, mais uma vez inovando, despontou como referência nacional, tendo ampliado da simples perspectiva de preservação, para um projeto de Gestão Ambiental, visando o desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo. Esse novo paradigma pauta-se pela articulação, tanto em nível nacional quanto internacional, entre órgãos públicos, entidades privadas e não-governamentais.

A SMAM, como órgão responsável pela integração entre as ações políticas e administrativas, relativas à gestão ambiental, teve sua estrutura organizacional reformulada, hoje contando aproximadamente com 760 servidores, constituindo-se de uma Supervisão do Meio Ambiente, que desenvolve atividades de controle das diversas poluições (ar, água, eletromagnética, solo, visual e sonora), da gestão relativa ao ambiente natural; recentemente novas frentes de trabalhos foram incorporadas a essa instância, como a atenção às áreas de risco, ao licenciamento ambiental, a gestão dos resíduos sólidos de construção civil e a fiscalização.
Outra Supervisão, a de Praças e Parques e Jardins, é responsável pelo gerenciamento dessas áreas verdes e unidades de conservação, bem como pela implementação da arborização de vias públicas e conservação de monumentos.
A Secretaria conta, ainda, com Assessorias vinculadas diretamente ao Gabinete do Secretário: Planejamento, Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente, Jurídico, Comunicação Social, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Educação Ambiental, Bibliotecas (sede e Parque Moinhos de Vento), orla do Guaíba, Comunitária e Eventos, além da administração de Necrópoles.

A expansão da consciência e responsabilidade quanto ao Meio Ambiente está presente em todas as atividades da Secretaria, através do desenvolvimento de projetos e programas de Educação Ambiental dirigidos a crianças, jovens e adultos, por acreditarmos que a adoção de melhores condições de vida passa, necessariamente, pela participação e compromisso de toda a sociedade.

Autoras:
Carmem von Hoonholtz - Bibliotecária da SMAM, bacharel em Biblioteconomia – matr. 09072.7
Carla Casagrande - Acadêmica em Biblioteconomia (jun. à out.2003) – matr. 86852.1
Carmem Regina Ribeiro - Acadêmica em Biblioteconomia (set./2003 à fev.2005) – matr.87591.4

Em 1977, no Brasil, Brasília (DF), o governo federal para controlar o crescimento da oposição (MDB), com a ação conhecida como “Pacote de Abril”, fechou o Congresso Nacional para realizar a reforma do judiciário, pela qual pretendia assegurar para a ARENA (partido do governo) o controle do processo político, mantinha-se as eleições indiretas para governador e vice, criava-se a figura do “Senador Biônico”, escolhido indiretamente, e se estabelecia que o quórum para a aprovação de medidas no legislativo passava a ser de maioria absoluta.
- Paralelamente a Lei Falcão limitava o acesso dos candidatos a televisão e ao rádio, reduzindo a sua participação à mostra de uma foto seguida de um mini-currículo.

Em 1977, no Brasil, Rio Grande do Sul, Gravataí, é inaugurado a Digicon pelo canadense Joseph Elbring.
Elbring já intuía o vindouro mundo globalizado, que permite que empresas localizadas em lugares remotos e afastados dos tradicionais centros industriais surpreendam por sua audácia e tecnologia. A Digicon atropelou fronteiras com suas catracas eletrônicas, controladores de tráfico, parquímetros, periféricos para a indústria e sistemas de bilhetagem eletrônica para transporte urbano.
Colocou a marca até em componentes do mercado aeronáutico, como fornecedora da Estação Espacial Internacional e do Airbur A380.

Em 1977, em Porto Alegre, surge a pioneira entre as empresa de microcomputadores do estado, a Edisa – Eletrônica Digital S.A., criada por sugestão da FIERGS e da Procergs. Estudantes e professores da URFGS constituíram seu quadro técnico.
Logo assumiria o controle a Iochpe e Habitasul, com o apoio tecnológico Hewlett-Packard (HP), com a queda da reserva de mercado, assumiu o controle acionário.
A Habitasul, com o Banco Habitasul e a Caderneta de Poupança Apesul, informatizou todas as suas agências com os computadores da Edisa.

Nota:
- Este cronista foi funcionário do Grupo Habitasul em Porto Alegre e depois Florianópolis (SC) em Jurerê Internacional, muito ainda trabalhei nestas máquinas, muito grandes, mas tinha um design interessante, e eram enormes, com seus primeiros recursos facilitando o trabalho.

- No final dos anos 1960, surgiu em Porto Alegre o Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua missão: - difundir a utilização do computador na instituição – no caso um enorme IBM-1130 com (então incríveis) 8K de memória RAM, foi à tela para a criação da indústria gaúcha de tecnologia.

Em 10 de setembro de 1977, na Europa, França, acontece à última execução por “Guilhotina” de Hamida Djandoubi por crime de tortura e assassinato.
O instrumento considerado humano pela imediatez da punição deu cabo de 2.794 inimigos do Estado durante a Revolução Francesa.

Em 1978, na Ásia, Japão, é inventado o “Telefone Celular”, que garantiu a mobilidade do aparelho do inventor Graham Bell, já imaginado pelo gaúcho Padre Landel de Moura.

Em 1978, no Brasil, Brasília (DF), tem início às reformas constitucionais.

Em 1978, em Porto Alegre, mesmo com todo o controle do governo federal à oposição e órgãos de imprensa, o MDBMovimento Democrático Brasileiro nas eleições parlamentares obteve vitórias significativas.

- O deputado Pedro Simon se elege “senador da República”, o deputado estadual Aldo Pinto (MDB) considerou que fora a maior vitória que um partido já tivera em pleito eleitoral.

- No senado federal o senador Paulo Brossard (RS) veio a fazer longo discurso, no qual constatou as formas pelas quais o governo federal duplicava” seus representantes no Senado da República, criando a figura dos “biônicos” e permitindo que a ARENA fizesse a maioria.

- O tema da “abertura política” estava no ar no conturbado ano de 1978, no qual a sociedade civil se agitava, em manifestações de todos os segmentos. Empresários, estudantes, advogados, sindicalistas, intelectuais e artistas pronunciavam-se pela “Redemocratização”, enquanto que as Greves do ABC paulista punham em cena novas lideranças, como o metalúrgico Luis Inácio da Silva, o Lula.

Em 1978, em Porto Alegre, é fundada a Digitel Equipamentos Eletrônicos Ltda, por Gilberto Machado, Jaime Wagner, Juergen Rochol e Francisco Wendt, um rebento da UFRGS.
Maior fabricante de equipamentos de transmissão de dados da América Latina.

Em 1978, em Porto Alegre, é terminado o avanço sobre as águas do Guaíba, com a construção do Dique de Proteção Contra Enchentes.
O fim dos aterros sanitários na orla do Guaíba acrescentou 460 hectares ao mapa da cidade, preenchendo o espaço da Ponte do Guaíba até a Ponta do Mello, no Estaleiro Só.

Em 10 de março de 1978, em Porto Alegre, é inaugurada a TV Guaíba, canal 2, por Breno Caldas (Cia. Jornalística Caldas Junior), no Morro Santa Tereza ao lado dos estúdios da TV Piratini.
Sua antena era diferenciada das demais por ser coberta.
A política da TV era uma programação quase 100% local.

Em 19 de março de 1978, em Porto Alegre, é inaugurado o Brique da Redenção, feira de antiguidades e artesanato (tipo mercado de pulgas), muito comum na Europa, a cidade elegeu o ponto de convergência de todas as correntes, local de interatividade, na Rua José Bonifácio, junto ao Parque Farroupilha.

“Neste local aos domingos os porto-alegrenses se curtem uns aos outros e integram os visitantes”.

Em 17 de setembro de 1978, América do Norte, Estados Unidos, os dois Acordos de Paz de Camp David, negociados na casa de campo do presidente dos EUA em Maryland (chamada Camp David) e assinados na Casa Branca pelo Presidente Anwar Sadat, do Egito, e pelo Primeiro-Ministro Menachem Begin, de Israel, formam um “pactum de contrahendo” pelo qual Egito e Israel se comprometiam a negociar em boa fé e a assinar um tratado de paz, conforme os princípios delineados nos Acordos de Paz. O Presidente Jimmy Carter, dos Estados Unidos, foi o patrocinador e anfitrião do encontro, e participou ativamente das negociações.

- O Tratado de Paz Israelo-Egípcio foi, de fato, posteriormente celebrado, em 26 de março de 1979, em Washington, DC.

Em 09 de dezembro de 1978, em Porto Alegre, é entregue a população da cidade o grande Parque Marinha do Brasil, junto ao aterro sanitário no bairro Praia de Belas, pelo prefeito Guilherme Socias Vilella, parque com 70,7 hectares, projeto dos arquitetos Ivan Mizoguchi e Rogério Malinsky em cima do aterro sanitário da Praia de Belas, junto ao dique de contensão de enchentes, tem seu limite junto ao Lago Guaíba.
O parque apresenta notável variedade de árvores e arbustos, lagos, oferece equipamentos de lazer e esportes como quadras de futebol de salão, campo, tênis, basquete, vôlei, além de pistas de patinação e skate, atletismo e ciclismo, em sua extremidade estão o estádio do Sport Club Internacional e o Ginásio Gigantinho, no bairro Praia de Belas.

Em 1979, na Ásia, Irã, com a Revolução Islâmica cai a Monarquia do Reza Parlev e se estabelece uma República Islâmica, governado pelo aiatolá Rubollan Khomeini que estava exilado em Paris, França, recebido como herói.

Em 1979, na Ásia, a URSS invade o Afeganistão.

Em 1979, na América Central, Nicarágua, Sandinistas derrubam a ditadura de Anastásio Somoza.

Em 1979, em Porto Alegre, é inaugurado o monumento em homenagem ao presidente Castelo Branco, localizado no Parque Moinhos de Vento - Parcão, obra de Carlos Tenius, alteroso e enigmático, feito em aço anti-corrosivo.

Em 1979, em Porto Alegre, neste agitado contexto de abertura, incidentes como o seqüestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz motivaram grandes debates e acusações quanto à ação das autoridades policiais. Da mesma forma condenava-se a violência policial nas greves e a intervenção em sindicatos.

Em 1º de janeiro de 1979, no Brasil, Brasília (DF), é extinto pelo presidente da República Ernesto Geisel o Ato Institucional nº 5 - AI-5, que restringia os direitos políticos e civis da nação.

Em 15 de março de 1979, no Brasil, Brasília (DF), João Baptista de Oliveira Figueiredo (15.03.1979-15.03.1985), trigésimo presidente da República, carioca, Partido Democrático Social - PDS (Militar), vice Aureliano Chaves. Iniciara seu governo sob o signo da abertura política.
Para cumprir a promessa de que faria “deste país uma democracia”, precisou enfrentar as bombas da linha dura, dentro das Forças Armadas. Realizou a Anistia ampla total e irrestrita a todos os exilados político, muitos retornaram ao Brasil.
           
Em 1º de junho de 1979, em Porto Alegre, iniciou as atividades o Hospital Mãe de Deus, na Avenida José de Alencar, no bairro Menino Deus, zona sul, obra da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrianas, nasceu de um sonho da Irmã Maria Jacobina, que dizia:
- “Antevejo que a missão continuará no tempo”.

Em 21 de julho de 1979, em Porto Alegre, é aprovado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - PDDUA, que dispunha de novas regras para ordenar seu crescimento e consagrou conceitos do anterior de 1959, incorporando novidades de seu tempo.
Trouxe o princípio de densidade populacional boa, de no máximo 150 habitantes por hectare.
Há a preocupação com os níveis de insolação e ventilação dos prédios. Os limites de altura foram reduzidos e houve o afastamento da divisa, os chamados recuos, ou seja, as construções já não ocupam mais todo o terreno.

- Porto Alegre é a “campeã nacional em arborização” com a inclusão do novo Parque Marinha do Brasil com 70 hectares, é o maior do Estado.
Com o surgimento do 1º Plano Diretor do Desenvolvimento Urbano, as Secretarias do Planejamento e do Meio Ambiente (o primeiro órgão municipal do Brasil), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU, a Lei do Impacto Ambiental (prevenção e controle da poluição do meio ambiente), em conseqüência dessas medidas político-administrativas, surgiram os grandes parques e áreas verdes da cidade com o plantio de 1.158.000 árvores nas ruas da cidade.

- Essas medidas impediram que Porto Alegre se tornasse um grande paredão, gerando melhor qualidade de vida, e menor densidade.

Em agosto de 1979, no Brasil, no Brasil, Brasília (DF), durante o Regime Militar, no governo João Figueiredo, o Congresso aprova um projeto de “anistia ampla geral e irrestrita” a Lei de Anistia ao exilados políticos, muito retornam ao Brasil, como Leonel Brizola (RS), Miguel Arraes (PE), Luis Carlos Prestes (RS), Fernando Gabeira (RJ) entre muitos outros.
O deputado estadual Ibsen Pinheiro chamou a atenção na Assembléia Legislativa para a falha do projeto de anistia, que iria beneficiar também aos agentes da repressão – os torturadores –, que não haviam sido condenados.
Com o indulto de Natal, no fim do mesmo ano, são libertados mais presos políticos.

Em outubro de 1979, no Brasil, São Paulo (SP), tem início o retorno do sindicalismo, agitado pelas greves do ABC, se realiza a CONCLAT – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, que decidira lutar pela construção de uma Central Única de Trabalhadores (CUT).

Em novembro de 1979, no Brasil, Brasília (DF), foi aprovado pelo Congresso Nacional a reforma política, ainda no Regime Militar, é adotado o sistema pluripartidário em substituição ao bipartidarismo em vigor com os partidos, Arena (Aliança Renovadora Nacional) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
É criado o PDS – Partido Democrático Social em substituição a Arena, com a força de sustentação do governo.
Na oposição o PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro no lugar do MDB.
A velha sigla do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, disputada entre Ivete Vargas e Leonel Brizola, coube à primeira.
Os novos partidos, Brizola criou o PDT – Partido Democrático Trabalhista.
Nasce no ABC paulista o PT – Partido dos Trabalhadores com o apoio das forças sindicais e das comunidades eclesiais de base e a liderança de Lula.
Formou-se ainda um pequeno partido de centro o PP – Partido Popular, sob a liderança de Tancredo Neves, que logo depois foi incorporado ao PMDB.

Em 12 de dezembro de 1979, em Porto Alegre, o Mercado Público Municipal, localizado na Praça XV de Novembro foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre,

Na década de 1970, em Porto Alegre, a consciência ecológica se consolidou, com a mobilização popular contra dois poderosos inimigos:
- A Desumanização da cidade pelo predomínio do concreto,
- A ameaça de degradação ambiental pela fábrica norueguesa de celulose Borregaard, na cidade de Guaíba.
O movimento tinha seu guru – o agrônomo José Lutzemberger, autoridade mundial em ecologia.

“A Cidade Venceu”
- Disse a Folha da Manhã, em editorial de primeira página, quando a Borregard foi temporariamente fechada.
A fábrica equipou-se com modernos sistemas de controle de poluição, nacionalizou-se e trocou o nome para Riocell.

- Porto Alegre, foi à “primeira cidade e capital a formar uma entidade ambientalista” no Brasil – a Associação de Proteção ao Ambiente NaturalAGAPAN, foi pioneira na formação da Coolméia, “primeira cooperativa de alimentos produzidos sem o uso de agroquímicos sintéticos”.
Neste final de década a cidade já é considerada a melhor capital do Brasil em qualidade de vida. Assim a capital com sólida base urbana estava “pintada de verde”.

Consumo
- Porto Alegre sempre foi uma cidade comercial, com suas grandes importadoras e uma população ávida em novidades.

A Galeria Chaves e seu glamour.
Bromberg,
Masson,
Casa Victor.
- Até a década de 1950, as mulheres calçavam luvas para fazer compras na Rua da Praia e abasteciam a casa com produtos vendidos a granel no armazém da esquina, nos quais eram tratadas pelo nome e pagavam as despesas no fim do mês.
O Supermercado, primeiro sintoma de mudanças no comportamento do consumidor, chegou à década de 1950, o nosso saudoso Supermercado Real, do orizicultor Joaquim Oliveira.

- Na década de 1960, os primeiros Grandes Magazines, como:
Renner,
Mesbla,
Sloper,
Americanas,
Hermes Macedo – HM,
Courolândia,
Couroesporte,
Colombinas.

- Na década de 1970, o Febernati foi o primeiro Hipermercado de Porto Alegre, na Volta do Guerino, no Passo d’Areia, na estréia o inimaginável mais de 30 caixas operadoras, o seu famoso barco viking em madeira com sua vela listada (azul e branco) como expositor de bebidas.
Logo após veio o Kastelão na Avenida José de Alencar, no Menino Deus com sua filial das Lojas Brasileiras instalada, do Grupo Joaquim Oliveira; e os anos passam.
O Dinosul, na Avenida Wenceslau Escobar, na Tristeza, sua grande loja de confecções no primeiro andar e seu grande dinossauro verde folha da fachada, da Rede Dosul.
O Mobycenter da Avenida Érico Veríssimo, na Cidade Baixa com sua baleia azul na fachada, da Rede Zottis.
O Zaffari Ipiranga, na Avenida Ipiranga, o hipermercado, com seu grande letreiro em neon e seu mascote esquilo.
Chega o mais sofisticado o Hiper Zaffari Higienópolis, na Avenida Plínio Brasil Milano, com seu restaurante, fast food e o grande bazar, da Rede Zaffari.
Seu gingle de inauguração:
“Um mundo mais alegre e mais feliz,
No caminho colorido como sempre se quis,
Hiper Za-ffa-ri Higienópolis,
Hi-per Za-ffa-ri,
Za-ffa-ri.”

Outras marcas e lugares:
Ibraco,
J.H. Santos,
Imcosul,
Soberana dos Móveis,
Rainha das Noivas,
Marinha Magazine,
Wolens, e o mascote Batatão
Pernambucanas,
Riachuelo,
Empório de Tecidos,
Casa Verde, na Voluntários da Pátria
Taft,
Armazém Rio-Grandense,
Palácio dos Enfeites
Centro Útil
Café Haiti,
A Galeria Malcon, na Rua dos Andradas, com suas pequenas lojas da moda.

Produtos das marcas:
Kolynos, Haaaa!
Branco como Rinso
Óleo de Soja Santa Rosa, Violeta, Merlim ou Primor
Bolachas Coroa
Merendinha
Mumuzinho
Feijão Sogenalda
Chocolate Refeição
Balas Azedinha
Pão de Meio Quilo ou Quarto e Quilo
Para mim e para ela, tem que ser Isabela
Chiclete Ploc e Ping Pong

- Chegam os Centros Comerciais, como o Centro Comercial João Pessoa (entre as avenidas João Pessoa e Bentos Gonçalves), com duas salas de cinema e loja âncora (Lojas Renner) nosso primeiro shopping.
O Quinta Avenida Center, entre as Ruas 24 de Outubro e Mostardeiro, formado por lojas e boutiques de luxo junto ao prédio comercial (o primeiro no estilo), neste prédio foi instalado o primeiro elevador panorâmico de Porto Alegre.

O glamour está no
Moinhos de Vento
- A Rua 24 de Outubro, junto com a Rua Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento é o eixo glamouroso de Porto Alegre, com suas mansões, lojas de grife e boutiques renomadas, o Cine Coral e o maravilhoso Parcão com seus jardins bem cuidados.
A Avenida Independência vai perdendo seu lugar como “ponto chic” em Porto Alegre.

- Porto Alegre cresce para a Zona Norte e Zona Leste, onde milhares de famílias ali se instalam, diante de indústrias e comércio pujante.

- Em 30 anos, o velho ritmo provinciano de Porto Alegre é atropelado pelas novas necessidades cosmopolitas da vida urbana moderna.

1980
A Nova República

- Chega à década de 1980, em Porto Alegre surge o Shopping Center uma nova geografia de consumo, e radicaliza mudanças com o Shopping Iguatemi.

Sandiz
Casa Lú
Super Festas
Saco e Cuecão
Kanto Kente
Empo
Leila Calçados
Xangrilá Calçados
Lojas Brasileiras
Magazine Alberto Bins – “Aquele da Escadinha”
Arapuã
E muito mais.

A Burguesia se espalha
A burguesia local se desloca para vários bairros da cidade de Porto Alegre, criando “núcleos ou nichos”, mas principalmente para os bairros Moinhos de Vento, Três Figueiras, Bela Vista e alguns locais da Zona Sul, o Centro é abandonado por seus moradores.

- Em matéria de música há uma retomada em Porto Alegre do Regionalismo, numa forma mais aberta, mais livre de preconceitos, o Nativismo. Este retorno as tradições prejudica o processo evolutivo de nossa música urbana (no Regime Militar há um descaso das autoridades com os jovens).

- Mas as Discotecas estão apontando como a Crocodilus na Avenida Plínio Brasil Milano, o Bar Ocidente na Avenida Osvaldo Aranha, o Tajmahal na Avenida Farrapos.

- Eram os cítricos anos, perfeitos para os modelos de sandálias plásticas Grendene verde limão, rosa pink, amarelo flúor. Que junto com casacos de ombreiras, calças bag, saias balonês e vestidos drapeados, faziam a Melissa (modelo aranha) brilhar, da criação em 1979 de Pedro e Alexandre Grendene Bartelle de Farroupilha (RS).

- Foi no clima de Dancing Days ao som das Frenéticas, com Sônia Braga soltando suas feras na pista de dança, que a Melissa apareceu pela primeira vez em horário nobre. O plano fechado da câmera fez a porta da popularidade abrir para a Melissa.
Não havia garota de classe média que não tivesse sua sandália de plástico transparente para usar com meia soquete de Lurex. Em 1987, surgiu a Melissinha que vinha com uma “pochetezinha”.

- Em Porto Alegre, o “tropicalismo misturado com o rock psicodélico” que unfluenciou o centro do país, gerando grandes nomes, já na cidade esse processo não teve e mesma repercussão, e o nomes aqui gerados, mais ou menos famosos como:
- “Carlinhos Hartlieb, Bebeto Alves, Hermes Coutinho, Kleitone e Kledir, Nelson Coelho de Castro, Fernando Ribeiro, Raul Elwanger, Cláudio Vera Cruz, Pery de Souza”.
Os conjuntos musicais: - Bixo da Seda, Almôndegas; - gozam de uma notoriedade mais discreta, sendo até desconhecido por parte do público. Mas fizeram época.

- A capital também é marcada pelo florescimento do movimento cultural altamente significativo, chamado de Movimento Nativista. Nascido na fronteira em Uruguaiana, na Califórnia da Canção Nativa, o movimento se espalhou. A Rádio Liberdade surpreendeu, conquistando públicos de todas as classes e aos poucos a Capital se aderiu as “tradições gaúchas”.

Em 1980, na Ásia, Golfo Pérsico, tem início à guerra entre o Irã de Komeini e o Iraque de Sadam Russein, que irá se estender até 1988.

Em 1980, no final do ano, no Brasil, Brasília (DF), o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional que determinava as “eleições diretas para o governo dos estados”, que se realizariam em 1982.

Em 1980, em Porto Alegre, o Transporte Hidroviário de Passageiros foi reativado no Lago Guaíba, depois de mais de 20 anos desativado, entre (Porto Alegre e a cidade de Guaíba) ficando somente quatro meses em funcionamento, foi novamente desativado por determinação da Capitania dos Portos em função da falta de segurança das embarcações.
Em 1994, houve nova tentaiva conduzida pela Secretaria dos Transportes e Metroplan, mas uma única empresa concorreu à licitação e foi rescendido seu contrato por não cumprimento das obrigações legais.

Em 1980, em Porto Alegre, entra no ar o canal da TVS do Grupo Silvio Santos em substituição da TV Piratini, canal 5, da Rede Tupi de Televisão, dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, primeiro canal de televisão do Rio Grande do Sul, fechado pelo governo federal.

Em 1980, em Porto Alegre, é inaugurada a TV Pampa, canal 4, em Teresópolis, retransmissora da Rede Manchete do Rio.

Em 1980, em Porto Alegre, é tombada a Travessa dos Venezianos, exemplo das antigas ruas construídas em terrenos particulares, abrigando o proletariado. Abriga 15 casas populares, construção do final do século XIX e início do século XX, em estilo colonial lusitano, porta e janela, nesta rua ficava a coudelaria do famoso Príncipe Custódio, onde sua casa tinha frente para a Rua dos Venezianos (atual Lopo Gonçalves), bairro Cidade Baixa.

“Ucho – ucho – ucho, o Papa é Gaúcho”

Em 05 de julho de 1980, em Porto Alegre, o Papa João Paulo II celebra missa campal junto à rótula da Avenida Érico Veríssimo, onde foi montado um grande altar, estava presente o cardeal dom Vicente Scherer, o governador do Estado José Augusto Amaral de Souza, o prefeito Guilherme Socias Villela e demais autoridades e uma massa da população (em torno de 400 mil pessoas) de todas as partes do Estado, de outros estados e países, que vieram assistir ao grande e único evento.

Em Porto Alegre no Correio do Povo 17.08.1980:
- Com a inauguração do Monumento ao brigadeiro Antonio de Sampaio (1810-1866), Patrono da Arma da Infantaria do Exército, na nova Praça Brigadeiro Sampaio (antiga Praça da Harmonia), esta de volta a cidade de Porto Alegre.
Em 1911, a Praça da Harmonia foi destruída, utilizada como depósito de materiais para a construção do Cais Mauá e depois ocupada desde a década de 1940 com instalações do Exército.
Área verde de grande valor com 9.945 m2  totalmente reurbanizada.
A Comissão presidida pelo general Ramão Menna Barreto, levantou os fundos necessários para a confecção do monumento e urbanização da nova praça, feito pelo Exercito.

Em 1981, na América do Norte, Estados Unidos, o ator Ronald Reagan torna-se presidente da República.

Em 1981, América do Norte, Estado Unidos, surgem os primeiros registros sobre uma nova doença a AIDS – Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida vai começar a boataria e o medo.

Em 1º de maio de 1981, no Brasil, Rio de Janeiro, no Dia do Trabalho em um show comemorativo explode uma bomba em um carro no colo de um sargento no estacionamento do Riocentro, o chamado “Atentado do Riocentro”.

Em 07 de maio de 1981, em Porto Alegre, as Ciclovias já eram projetos que não saiam do papel:
- A implantação de ciclovia na área urbana de Porto Alegre já faz parte de um projeto da Secretaria de Planejamento Municipal. As vias exclusivas para ciclistas deverão ser implantadas progressivamente na Capital, conforme prevê a Secretaria.
Os estudos foram mostrados pela manhã ao prefeito Guilherme Sócias Villela. (ZH 1981)

Em 08 de maio de 1981, sexta-feira, em Porto Alegre, começa a operar pela Sociedade de Ônibus União Ltda - SOUL, na segunda-feira as duas novas linhas de ônibus para a Zona Norte da cidade:
Linha Santa Fé
Linha Dona Leopoldina
Inicialmente as linhas vão circular em horários de maior demanda, no início da manhã e final da tarde, sendo a linha mãe nº 14 - Nossa Senhora de Fátima/ Parque dos Mayas.
Estes novos loteamentos idealizados pela Construtora Guerino recém inaugurados que começavam a ser popularizados na Zona Norte:
- Parque Madepinho (1976), Parque dos Mayas (construído junto à fazenda de Baltazar de Oliveira Garcia, 1977), Parque Santa Fé (1978), Jardim Dona Leopoldina (1980).

Em 05 de julho de 1981, em Porto Alegre, é inaugurado na Esplanada do Vaticano, mais conhecida como Rótula do Papa o monumento em homenagem da passagem do primeiro ano ao santo visitante João Paulo II, no cruzamento da Avenida Érico Veríssimo com Avenida José de Alencar.
Obra construída por José A. Russo (1981) a inscrição diz:
“Esplanada do Vaticano.
Local onde em 5 de julho de 1980, o Papa João Paulo II celebrou missa nesta cidade.”

Em 29 de julho de 1981, na Europa, Inglaterra, em Londres, com a presença da rainha da Inglaterra Elizabeth II, a rainha Mãe e toda a Família Real, o futuro rei da Inglaterra, príncipe Charles, desposa a plebéia Diana Spencer.
Com um vestido de seda marfim (depois copiado pelo mundo inteiro), ela tornou-se princesa de Gales (por ter origem nobre) às 11h18min, cerca de 2.600 convidados, representantes de 74 países, se acomodaram na Catedral Saint Paul, para assistir ao “casamento do século”.
A multidão do lado de fora da catedral ovacionou, aprovando o mais novo casal real. O casamento foi transmitido para o mundo todo, garantindo uma das maiores audiências da história da televisão. Cerca de 110 câmeras instaladas na igreja e caminho do cortejo, fizeram com que 1 bilhão de pessoas acompanhassem, via satélite, a cerimônia.
A caminhada de três minutos e meio que levou Diana da porta da catedral até o altar, acompanhada de seu pai, foi suficiente para que todos ficassem impressionados com sua doçura e simpatia.
Finalmente na sacada do Palácio de Buckenhan o casal selou com um beijo diante da grande população que ali se aglomerava para saudá-los.

Em 07 de agosto de 1981, em Porto Alegre, apenas 4 paredes de alvenaria e a chaminé da velha Usina do Gaômetro na Ponta da Cadeia ficarão em pé. Todos os equipamentos (já depredados) que estavam no local, como caldeiras, serão retirados e vendidos. As estruturas internas dever ser demolidas.
Corre na Câmara de Vereadores o processo de tombamento da Usina.

Em 07 de agosto de 1981, em Porto Alegre, conforme a Lei nº 4.721 de autoria do vereador Paulo Satte, a coleta de Lixo em Porto Alegre será diária.
A lei prevê o recolhimento dos resíduos na Capital de segunda a segunda.
A prefeitura tentou medida judicial para derrubar a proposta, mas foi vencida.

Em 19 de agosto de 1981, no Brasil, São Paulo, nascia a TVS – Televisão Sistema (futuro SBT – Sistema Brasileiro de Televisão), adquirida pelo comunicador Silvio Santos da massa falida da Rede Tupi de Televisão, foram entregues os canais:
- TV Tupi São Paulo, TV Piratini Porto Alegre e TV Tupi Recife.

Em 1982, na América do Sul, por disputa territorial pelas Ilhas Falkland (Inglaterra) ou Ilhas Malvinas (Argentina) no oceano Atlântico, acontece a Guerra das Malvinas entre Argentina e Inglaterra. Durante o regime militar e atitude populista do governo da Argentina, invade a ilha, mas sem preparo e logística, o país vai amargar a derrota e será o final da ditadura militar.
O Brasil, aliado argentino, permaneceu neutro, mas em prontidão aguardando acontecer o pior: - os ingleses invadirem o território continental do país vizinho.
Mas a guerra se restringiu em alto mar e a ilha disputada.

Em 1982, no Brasil, Brasília (DF), o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan em visita oficial ao Brasil, como ato de boa vontade, entrega o convite ao presidente da República João Batista Figueiredo para um astronauta brasileiro participar de uma “Missão Espacial” pela NASA.
Esta histórica missão ira se concretizar 24 anos depois.

Em 1982, em Porto Alegre, a linha férrea Porto Alegre-Novo Hamburgo da RFFSA é desativada, embora o seu trajeto seja utilizado pelo futuro Trensurb.

Em 1982, em Porto Alegre, é criada a Altus S.A. pelos mestres em Ciência da Computação da UFRGS Ricardo Felizzola e Luiz Gerbase (seu berço foi no Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação), a dupla conseguiu formatar a primeira indústria fabricante de controladores programáveis e controles numéricos da América Latina.
A Altus é uma das principais empresas do setor de informática e lider na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para automação industrial e controle de processos
Em abril de 2009, a Ceitec entregou os primeiros chips produzidos, para utilização na plataforma de petróleo P-53, construída no estado.

Em 1982, em Porto Alegre, o antigo prédio da antiga Usina do Gasômetro barbaramente depredado, cogita-se sua demolição (como tudo em Porto Alegre), mas o abraço da população em torno da causa, o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural.
Em 1989, é transformado em Centro Cultural.

Em 1982, em Porto Alegre, é fundada a CP Eletrônica por Carlos Porto e um sócio, como ele, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS.

Em 04 de setembro de 1982, em Porto Alegre, é entregue a população o “Parque da Harmonia”, nasceu como Parque Porto dos Casais (alterado pelo vereador Glênio Peres), atual Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (por sugestão do vereador Jorge Goulart, na adm. Collares), sobre o aterro sanitário, com parque de eventos, estância, galpão crioulo, cancha reta, centro de eventos e muitos recantos.
Na festa de inauguração teve provas campeiras, caracterizando a intenção da obra.

- O projeto nasceu em 1981 pelo Engenheito Curt que relatou ao secretário da SMOV Renzo Francischini, que estava prestes a instalar um parque entre o Arroio Dilúvio e o Gasômetro. O prefeito Guilherme Sócias Villela aceitou a sugestão e o projeto foi desenvolvido em três partes:
- Anfiteatro Pôr do Sol (atual),
- Marina Pública (não concluída até 2012),
- Estância da Harmonia (atual).
Na construção foi agregado um galpão campeiro que levou o nome de “Fogo de Chão”., locado após para uma churrascaria.

Em 11 de janeiro de 1982, no Brasil, Brasília (DF), o Congresso Nacional aprovava, por decurso de prazo, a reforma eleitoral, mas fora incluída e emenda de autoria do senador Murilo Badaró (PDS), que alterava a Lei de Inegibilidades. A emenda estendia os benefícios da anistia aos cassados e restringia a inegibilidade a condenados, cuja pena mencionasse formalmente que os mesmos não poderiam ocupar cargos políticos efetivos. Com isso, muitos nomes da oposição puderam ser incluídos em 1982, quando se realizaram as primeiras eleições diretas para os Estados.
A oposição saiu vitoriosa no Paraná com José Richa (PMDB), em São Paulo Franco Montoro (PMDB), no Rio de Janeiro Leonel Brizola (PDT), em Minas Gerais Tancredo Neves (PMDB).
O PDS garantiu a vitória na maioria dos estados, inclusive o Rio Grande do Sul com Jair Soares.

No dia 11 de abril de 1982, em Porto Alegre, é inaugurado o primeiro trecho de 0.6 km do nada convencional Aeromóvel de Porto Alegre (tipo de VLT), inventado e operado pela Coester, começou a transportar passageiros, em nível experimental pela Av. Loureiro da Silva, contendo duas estações, partindo do Gasômetro até o prédio da Receita Federal.

- O Aeromóvel é um projeto nascido em Porto Alegre, na zona sul, a pista de testes era na Serraria ao lado da garagem da empresa de ônibus Guarujá.

Em 27 de julho de 1982, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Ildo Meneguetti, na Rua Ramiro Barcelos, sobre a Rua Vasco da Gama.

Em 1983, no Brasil, Estado do Rio Grande do Sul, acontece o incidente de ocupação da Fazenda Sarandi ou Annoni, em Ronda Alta, pelos colonos que haviam sido obrigados a sair de suas terras em função da construção da Hidrelétrica de Passo Real. O fato motivou os deputados estaduais que formaram uma comissão para intermediar junto ao executivo uma solução para o caso, com a libertação dos colonos.

Em 1983, em Porto Alegre, inaugura o Shopping Center Iguatemi, do Grupo Iguatemi na Chácara das Pedras, zona norte, configurou mudança a esta área da cidade, alterando algumas diretrizes do Plano Diretor.

- A área da Chácara das Pedras era uma região de butiazeiros, destinada a preservação ambiental, e a Nilo Peçanha terminava junto a Avenida João Wallig, num imenso campo de mata nativa sobre a colina. O empreendimento alterou todo o sistema viário da região e valorizou sistematicamente a área.

- A visita era intensa ao novo shopping, para ver as grandes marcas concentradas, a âncora paulista do Grupo Pão de Açúcar, a Sandiz, as novas boutiques, a grande área de alimentação, o famoso Relógio d’Água, o elevador panorâmico e as escadas rolantes.

Em 1983, em Porto Alegre, é inaugurada a construção da Praça Província de Shiga, financiada pelo Governo Japonês, é o símbolo da amizade entre as cidades de Porto Alegre e Shiga no Japão. Totalmente cercada, assemelha-se a um dos jardins de meditação comuns no Japão feudal do século XIV, com cascata, ponte e quiosque em madeira e flora, escultura e lanternas japonesas.
Localizada no triângulo entre as Avenidas Plínio Brasil Milano e Cristóvão Colombo, bairro Higienópolis.

Em 10 de março de 1983, em Porto Alegre, é inaugurada a quarta Estação Ferroviária de Porto Alegre, conhecida como Estação Diretor Pestana, na Avenida dos Estados, próxima ao Aeroporto na entrada da cidade.
Com a inauguração do Trensurb, os trens passaram a sair da nova Estação Ferroviária da cidade.
Em 1938, a Estação Diretor Pestana passou a ser o ponto de bifurcação entre as linhas da Porto Alegre/ Caxias do Sul, a original de 1874, e a variante Diretor Pestana/ Barreto, que diminuiu a distância de Porto Alegre ao rio Taquari em 50 quilômetros, tornando viável, a chegada de passageiros à Capital, por trem, vindos do interior.

- Segundo relatos: - mesmo depois de 1911, quando a linha de Uruguaiana foi ligada à de Caxias do Sul em Montenegro, com uma volta tão grande que muitos continuavam a fazer o que faziam desde 1874: - desciam do trem no rio Taquari e tomavam o vapor para Porto Alegre.

Em abril de 1983, em Porto Alegre, o governo do estado desativa o Presísio Militar da Ilha das Pedras Brancas no meio do Lago Guaíba, transferindo os 25 detentos para a Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas. Acabava a história da Ilha do Presídio.

Em 08 de abril de 1983, em Porto Alegre, é escolhido “último prefeito municipal” de forma indireta pela Assembléia Legislativa o engenheiro civil João Antonio Dib.

Em setembro de 1983, em Porto Alegre, os colonos invadiram os corredores e lotaram as galerias da Assembléia Legislativa em busca de uma solução para o problema da terra no estado.

Em novembro de 1983, no Brasil, Estado de São Paulo, o Partido dos Trabalhadores – PT organizou a primeira manifestação popular pelas “eleições diretas”.
A campanha granjeou o apoio de todas as forças da oposição e ganhou as ruas, com a adesão de intelectuais e artistas, professores e estudantes.

- O deputado federal Dante de Oliveira enviou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda neste sentido, o país agitou-se, pensando ser o momento para eleições diretas para presidente da República.

 Em 14 de dezembro de 1983, as 09h00min, em Porto Alegre, foi inaugurado o monumento na Praça da Matriz (Marechal Deodoro) pelo Centenário da Sociedade Partenon Literário, comemorado em julho de 1968 (a Câmara havia aprovado o monumento em 1968), mas só agora construído, nada mais que uma pedra com uma placa, onde constava o nome de todos os membros da famosa sociedade.
O Prefeito João Antônio Dib, Secretário de Educação e Cultura Prof. João Mano José e inúmeros intelectuais compareceram a inauguração do monumento, o presidente do Círculo de Pesquisas Literárias, bibliófilo Júlio H. Petersen, fez-se acompanhar de outros membros da Diretoria do CIPEL, que promovera as comemorações em 1968, o jornalista Rodrigues Till foi um dos oradores e autor de livro sobre os monumentos da cidade.

No final de 1983, no Brasil, inicia-se o movimento nacional pelas Diretas Já”.

Em 1884, em Porto Alegre, o pioneirismo da medicina gaúcha com o “primeiro transplante cardíaco” na era ciclosporina da América Latina realizado pelo Instituto de Cardiologia.

Em 1984, em Porto Alegre, só permaneceu em tráfego de trem a linha no trecho entre Porto Alegre e Canoas da RFFSA, saindo da Estação Diretor Pestana.

Em 1984, em Porto Alegre, a Ilha do Presídio (Ilha das Pedras Brancas) passou o comando da Secretaria de Segurança para a Secretaria de Turismo do Estado para transformar o local em ponto turístico, o que até 2012 ainda não aconteceu.
A Ilha do Presídio mesmo mais próxima de Porto Alegre, pertence à cidade de Guaíba, o antigo distrito de Pedras Brancas.
Após briga na justiça, em 2006 o Governo do Estado cedeu a ilha para o município de Guaíba, por um período de cinco anos, para educação ambiental e revitalização dos prédios.

A partir de 1984, em Porto Alegre, os trens para o interior do Estado passaram a sair da quarta Estação Ferroviária de Porto Alegre - Estação Diretor Pestana, que foi reformada e adaptada ao lado da estação Aeroporto da Trensurb. A terceira estação não foi demolida, apenas desativada, apenas teve suas plataformas removidas. O prédio ficou praticamente como era, sobraram também junto ao local alguns pequenos galpões.
A estação passou a ser o ponto inicial dos trens de passageiros, pois a Estação Central de Porto Alegre não mais existia. Essa estação nada mais é que o prolongamento da plataforma da Estação Aeroporto da TRENSURB, mas com bilheterias, sala de espera e demais serviços próprio, e seu famoso sino em bronze instalado na plataforma informando a partida do Trem Húngaro.

Em 10 de abril de 1984, no Brasil, Rio de Janeiro (RJ), acontece o Comício da Candelária na Praça da Candelária, com a presença de 1 milhão de pessoas para clamar por eleições, “Diretas Já”.
Estas manifestações aconteceram por todo o país, fazendo o regime ceder.

Em 13 de abril de 1984, em Porto Alegre, acontece o grande Comício das Diretas Já na Praça Montevidéu em frente à Prefeitura Municipal, com a presença das lideranças nacional, estaduais e municipais.
A cantora Fafá de Belém (Musa das Diretas) contou o Hino Nacional e soltou a tradicional pomba entre figuras como Tancredo Neves, Leonel Brizola, Teotônio Vilella (o Menestrel das Alagoas), Franco Montoro e muitos outros.

Nota:
- Este cronista estava lá presente, muitas bandeiras, faixas, juventude, - escutei e vibrei com todos os discursos, era um momento bom, de civismo, de brasilidade, o locutor oficial chamava, todos gritavam, - de alegria.
- O Comício de Porto Alegre tem 1 milhão, é menos é mais! Dizia o locutor - (claro era menos, bem menos), mas foi uma participação com garra.

- Lembrei-me que temos uma figura impar o deputado estadual Pedro Américo Leal (ARENA depois PDS), um contestador, defensor fulminante do Regime e do Exército (já que também era militar).
Tudo que era contrário aos interesses governo e do partido era terrorismo, golpe, ou mera sorte do acaso (não importando de onde viesse), não poderia ser natural, simplesmente do interesse dos cidadãos.

Em 25 de abril de 1984, no Brasil, Brasília (DF), sob grande comoção e com o Congresso Nacional cercado pela PM é votado à emenda Dante de Oliveira (deputado PMDB do Mato Grosso) das eleições diretas para presidente da República, mesmo com toda a pressão popular a emenda é derrotada por 22 votos, obteve 298 votos dos 479 congressistas, precisava de 320, contando com várias e inesperadas adesões do PDS – Partido Democrata Social, o Brasil civil foi derrotado, mas não perdido.

Em 27 de abril de 1984, em Porto Alegre, transcorridos 26 anos da inauguração da “Travessia Régis Bittencourt, Getúlio Vargas, Ponte do Guaíba”, é inaugurada a duplicação da importante via de acesso sobre o Guaíba.
A inauguração da obra, embora tenha reunido grande número de autoridades, foi um ato simples e rápido realizado na área de lazer construída na cabeceira da ponte do Saco da Alemoa. O primeiro a falar foi o prefeito João Antônio Dib, que destacou o trabalho de Cloraldino Severo à frente do Ministério dos Transportes e o esforço do Governo.
O Ministro representando o Governo Federal, emocionado, lembrou as palavras do presidente da República João Figueiredo: “que declarou segundo as quais a duplicação começo e terminou em seu governo.”
O ato foi encerrado após o discurso do governador Jair Soares, agradecendo ao diretor-geral do DNER João Cataldo Pinto empenho pela obra.

Em 11 de agosto de 1984, no Brasil, Brasília (DF), foi homologada a candidatura do governado de Minas Gerais Tancredo de Almeida Neves (PMDB) à presidência da República, tendo seu vice o senador José Sarney, ex-filiado e líder do PDS, agora no PMDB.

- Um seguimento do PDS contrário a o fechamento em torno do nome do deputado federal Paulo Maluf (PDS) como candidato a presidência da República, um seguimento do partido retirou-se da agremiação e formaram o Partido da Frente Liberal – PFL. O PFL aderiu ao nome escolhido pela oposição para concorrer à sucessão do presidente João Batista Figueiredo.

Nos dias 15, 16, 17, 18, 19 de outubro de 1984, em Porto Alegre, no Plenário da Assembléia Legislativa ocorreu os debates preparatórios para a Constituinte Nacional (1985) com a presença de grandes autoridades.

Nova República
Sexta República (1985 - dias atuais)

Em 1985, no Brasil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, os dados concluem que o estado não é mais o “celeiro do país”, voltado para a sua vocação agropecuária, e que a pauta de suas exportações não se limita mais aos gêneros alimentícios in natura ou a produtos de sua agroindústria, fruto de um beneficiamento simples.
Em 1984, 63% das exportações foram de produtos manufaturados.
A produção de alimentícios, como bebidas e fumo, tem proporções praticamente iguais às das indústrias dinâmicas na composição do setor secundário.

Em 1985, em Porto Alegre, a cidade é contemplada com a realização nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil de mais uma edição da Copa Davis de Tênis.

Em 15 de janeiro de 1985, no Brasil, Brasília (DF), é eleito por eleição indireta, em voto aberto pelo Congresso Nacional, Tancredo de Almeida Neves (PMDB), o primeiro presidente civil e da oposição após o Regime Militar, que derrota o candidato do governo Paulo Maluf (PDS), que não era aceito em parte do seu partido, que preferiam o Ministro do Interior Mario Andreaza (que carregava na carteira um santinho de Padre Reus) ou o vice-presidente da República Aureliano Chaves.
Tem início a Nova República, que, após 21 anos, colocaria um presidente civil na presidência do país.

No dia 02 de março de 1985, em Porto Alegre, com 6 estações (Mercado, Rodoviária, São Pedro, Farrapos, Aeroporto, Anchieta), começaram a circular até a cidade de Sapucaia do Sul (região metropolitana), num percurso de 26,62 quilômetros, da Companhia de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb, a linha de trens de superfície, em virtude do custo de construção do metrô.
O Trensurb mobilizou perto de 10 mil trabalhadores de 120 empresas em sua instalação.

Em 15 de março de 1985, no Brasil, Brasília (DF), assume a presidência da República o vice-presidente José Sarney ou “Zé Sarney” (15.03.1985-15.03.1990), trigésimo primeiro presidente da República, maranhanse, Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, sem Vice, por impossibilidade do eleito Tancredo Neves, ser hospitalizado exatamente no dia de sua posse, em estado grave, Sentiu-se mau no dia anterior a posse, será o primeiro presidente civil após 21 anos de Regime Militar.

Em 21 de abril de 1985, domingo, no Brasil, Brasília (DF), morre no dia de Tiradentes, o presidente eleito Tancredo de Almeida Neves, em São Paulo.
A comoção nacional causada por sua agonia, morte e funeral pode ser comparada ao suicídio de Getulio Vargas.
Seu corpo passeou pelo Brasil (São Paulo (SP), Brasília (DF), São João Del Rey (MG) onde foi enterrado em sua cidade natal.

Nota:
- Este cronista estava em casa no Parque dos Mayas, assistindo o Fantástico (natural na época), quando o apresentador Sergio Chapelin deu a notícia da morte de Tancredo e a programação já mudou
Todos choramos, meu amigo e vizinho veio correndo avisar na janela da sala (mas já sabia), pois nesta época só se tinha um TV por residência - e olha lá.

De maio a julho de 1985, em Porto Alegre, durante o governo de Jair Soares (PDS), ocorreu nova Greve do Magistério estadual, que foi bater as portas do Palácio Piratini, com grande manifestação, depois da primeira em 1979, no governo Amaral de Souza (ARENA), também por questões salariais.

Em 08 de julho de 1985, em Porto Alegre, finalizou a Greve do Magistério estadual com acordo, expressos nas Leis nº 8.020 e 8.026, no qual concedia 2,5 salários mínimos e a revisão do plano de carreira.

No Plano Cruzado os Porto-Alegrenses junto ao Supermercado Real serão Fiscais do Sarney em rede nacional.

Em 1986, no Leste Europeu, na URSS o Secretário-Geral Mikhail Gorbatchov propõe a abertura política e econômica do regime comunista soviético a chamada “Glasnost” e “Perestróica”.
Tem inicio a desintegração da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas com a separação das 15 Repúblicas socialistas uma a uma e seu sistema centralizador de governo, da ex-URSS vai restar somente à grande Rússia e alguns territórios autônomos, está no fim a Guerra Fria.

Em 1986, no Brasil, foram realizadas eleições legislativas nos estados da Federação, é eleita a Assembléia Nacional Constituinte.

Em 1986, no Brasil, Brasília (DF), no decorrer do ano, a questão da Reforma Agrária foi uma das polêmicas do governo Sarney, uma vez que as desapropriações de terras decretadas pelo MIRAD (Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário) foram atacadas pela UDR (União Democrática Ruralista), integrada por proprietários de terra. Por outro lado os sindicatos de trabalhadores rurais, com o apoio dos progressistas da Igreja, criticavam a demora das soluções governamentais.

Em 1986, em Porto Alegre, cruza pelos céus do mundo o esperado Cometa Harley.

Nota:
- Não consegui ver, mais sabia que estava sobre minha cabeça.

Em 1986, em Porto Alegre, é inaugurada a nova casa da Câmara Municipal de Porto Alegre com a construção do Palácio Aloísio Filho, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Em 28 de fevereiro de 1986, no Brasil, Brasília (DF), em cadeia nacional de rádio e televisão o presidente da República José Sarney anunciou o mais radical mudança na economia do Brasil para controlar a inflação o Plano Cruzado elaborado pelo ministro da Fazenda Dílson Funaro, com o congelamento de preços e aumento real ao salário, no início tudo bem, mas a pressão e a burla do empresariado são maiores, e o plano fracassa.

Em 26 de abril de 1986, na madrugada, na Europa Oriental, na antiga URSS, atual Ucrânia, aconteceu o maior “acidente nuclear”, com a explosão por erro operacional humano, na Usina de Chernobyl, criando uma grande nuvem radioativa, que se deslocou para Europa.
A URSS somente comunicou ao mundo do acidente após uma usina na Suécia identificar o alto nível radioativo do ar, muitos soldados que foram apagar o incêndio morreram semanas depois, as cidades próximas só foram evacuadas 2 dias após o acidente, não se sabe quantas pessoas morreram ou foram afetadas pelos níveis de radiação, mas dizem entre 40 e 100 mil pessoas.
Milhares morreram por negligência do governo soviético, no mundo criou-se uma paranóia.

Em 23 de junho de 1986, em Porto Alegre, cerca de 100.000 agricultores sem-terra chegaram à capital, vindos do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, para participarem da romaria que visava precionar o Governo Federal a tomar uma atitude mais decisiva na Reforma Agrária, uma das polêmicas do governo do presidente da República José Sarney.
A romaria implicou quatro meses de caminhada, com os colonos saindo de Sarandi (RS) em fevereiro e chegando a capital em junho.

Em 1987, na América do Norte, Estados Unidos, a economista Elaine Garzarelli, do Lehman Brothers, anunciou o iminente colapso da Bolsa de Valores.
Acertou em cheio o que veio acontecer em 2008 e virou celebridade.

Em 1987, em Porto Alegre, aconteceu o problema relacionado com a habitação popular urbana com a “invasão dos núcleos habitacionais da COHAB” na cidade, principalmente a COHAB Rubem Berta.

Em março de 1987, em Porto Alegre, a questão da mulher foi introduzida pela deputada Hilda de Souza (PMDB), que entregou na Assembléia Legislativa a “Carta das Mulheres aos Constituintes”, as mulheres postulavam os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos, com o ato nasceu o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Em abril de 1987, em Porto Alegre, eclodiu uma nova Greve do Magistério estadual, com “Sinetaço” em frente ao Palácio Piratini, no início do governo de Pedro Simon (PMDB), juntamente com movimentos do funcionalismo público e dos policiais civis.

Em setembro de 1987, no Brasil, Goiás, Goiânia, acontecia o pior “acidente radioativo” no país com uma cápsula de césio-137 de um aparelho de radioterapia encontrado em um ferro-velho na capital por Devair Alves, o objeto foi encontrado no interior de uma peça de chumbo vendida dias antes. 
A estranha substância azulada que saiu do interior da cápsula foi passando de mão em mão de adultos e crianças.
Um grupo de 241 habitantes foram contaminados: - com diferentes graus de exposição à radiação.

Em 08 de junho de 1988, no Brasil, Rio Grande do Sul, acontece o desmembramento no município de Guaíba, com a emancipação do novo município de Eldorado do Sul, onde foi cogitado o nome de “Tancredo Neves” (homenagem ao presidente eleito falecido). Como sede do município no loteamento da Habitasul junto a BR 290, na entrada da Estrada do Conde.

- Porto Alegre também perdeu sua última porção de território, após ser o quarto maior município em território do Estado (1811), junto ao Parque Delta do Jacuí e o Bairro Arquipélago.

Em outubro de 1988, em Porto Alegre, eclodia nova Greve do Magistério estadual, no governo Pedro Simon (PMDB) em meio a uma onda de movimentos reivindicatórios, motivados por questões salariais. A greve foi rápida com a aceitação por parte do magistério da proposta do governo estadual.

Em 05 de outubro de 1988, no Brasil, Brasília (DF), no governo do presidente da República José Sarney (PMDB), foi aprovada a nova Constituição do Brasil, a sexta da República e a sétima do Brasil.
Uma “Constituição Republicana, Federativa e Cidadã”, com amplos benefícios a sociedade.
É presidente do Congresso Nacional o deputado federal Ulisses Guimarães (PMDB).

- Um dos princípios constitucionais foi o princípio da municipalização, transformou as Câmaras Municipais em palcos políticos importantes, no sentido de recompor as demandas políticas da sociedade.

Em 26 de outubro de 1888, em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa tinha a sessão solene de instalação da Constituinte Estadual.

Em 1989, na Ásia, a URSS sem condições de permanecer e manter o custo da ocupação se retira do Afeganistão.

Em 1989, na Europa, Alemanha, cai o Muro de Berlim (também conhecido como muro da vergonha) que dividia a Alemanha em duas nações, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (Alemanha Ocidental com a capital Bonn e influência capitalista, principalmente americana e Alemanha Oriental com capital Berlin, com influência comunista soviética), o povo sai em festa às ruas e penduram-se no muro neste dia histórico.
O exército soviético que patrulhava as fronteiras nada fez a não ser observar.

Em 1989, no Brasil, vários são os candidatos a presidência da República na primeira eleição livre e direta após o Regime Militar, na chamada Nova República.

- Jingles e chamadas de campanha:

Leonel Brizola, PDT

“La, la, la, la, la, Brizola,
La, la, la, la, la, Brizola,
O voto no Brizola, só pode nos trazer,
Um mundo bem melhor pra se viver.”

Ulisses Guimarães, PMDB

“Bote fé no velhinho,
Que o velhinho é demais,
Bote fé no velhinho,
Que ele sabe o que faz,
Vai olhar o Brasil
Do Oiapoque ao Chuí,
E acabar com a crueldade que tem por aí.

Ulisses guerreiro e coragem
E com ele vamos construir
Um novo Brasil de verdade
Desta vez o Brasil vai subir

Esta é a marcha do povo,
Juntos com garra,
E vamos com fé,

Ulisses não é bobo
Ulisses é a voz do povo
Ulisses é o Brasil de pé!”

Afif Domingos, PL

“Dois patinhos na lagoa
Fazem Afif 22!”

Fernando Collor de Mello, PRN

“O Caçador de Marajás”

Luiz Inácio Lula da Silva, PT

“Lula, lá!...”
Brilha uma estrela,
Lula, lá!
Cresce a esperança.”

Entre outros ...

Em 1989, em Porto Alegre, para ampliar a participação da comunidade nas decisões de obras e investimentos na administração municipal, no mandato do prefeito Olívio Dutra, é levado uma experiência inédita no Brasil o Orçamento Participativo.

Em 07 de janeiro de 1989, no Brasil, a grande pergunta era: - Quem matou Odete Roitman? - personagem vivido pela atriz Beatriz Segall.

Novela VALE TUDO
Autoria: Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères
Direção: Ricardo Waddington e Paulo Ubiratan
Direção geral: Dennis Carvalho
Direção executiva: Paulo Ubiratan
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 16/05/1988 – 07/01/1989
Horário: 20h
Nº de capítulos: 204

Trama/ Personagens:
- Raquel Accioli (Regina Duarte) é uma mulher batalhadora e honesta que trabalha como guia de turismo em Foz do Iguaçu, Paraná. Separada do marido, Rubinho (Daniel Filho), Raquel sempre lutou para criar sua filha, Maria de Fátima (Glória Pires), da melhor forma possível. No entanto, a jovem é o oposto da mãe: tem horror à pobreza e faz qualquer coisa para subir na vida. Em uma cena do primeiro capítulo da trama, ficam evidentes as diferenças entre mãe e filha durante uma discussão sobre honestidade no Brasil. Fátima fica indignada quando o avô Salvador (Sebastião Vasconcelos), funcionário da Receita Federal em Foz do Iguaçu, se recusa a liberar a mercadoria de um amigo da neta, o mau-caráter César (Carlos Alberto Riccelli).
- Logo nos primeiros capítulos de Vale Tudo Salvador morre, desencadeando toda a ação da novela. A inescrupulosa Maria de Fátima vende a única propriedade de sua família, a casa onde mora com a mãe, e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro, com o objetivo de ganhar a vida como modelo. Desesperada, Raquel vai atrás da filha e acaba conhecendo Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), um administrador de empresas, por quem se apaixona. Para ganhar a vida no Rio de Janeiro, Raquel passa a vender sanduíche na praia, com ajuda do amigo Audálio (Pedro Paulo Rangel), conhecido como Poliana.
- Enquanto isso, Maria de Fátima se alia ao mau-caráter César, que a estimula a seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), namorado de sua amiga Solange (Lídia Brondi). Afonso é filho de Odete Roitman (Beatriz Segall), uma poderosa empresária, diretora da Companhia Aérea TCA, que manipula a vida dos filhos. Além de Afonso, ela é mãe de Heleninha (Renata Sorrah), uma artista plástica de personalidade frágil, que sofre com o alcoolismo.
- Obstinada em concretizar o plano de se casar com Afonso, Maria de Fátima aceita a proposta de Odete Roitman, que pede que a jovem separe Raquel de Ivan, prometendo estimular seu filho a casar-se com ela. A vilã quer que Ivan fique disponível para se casar com sua filha Heleninha. A ardilosa Maria de Fátima consegue acabar com o relacionamento e a felicidade de sua mãe, que rompe com Ivan, acusando-o de desonestidade. Magoado, Ivan se casa com Heleninha, e os planos de Maria de Fátima dão certo.
- No acordo firmado com Odete Roitman, Maria de Fátima teria direito à fortuna de Afonso após dois anos de casamento. O tempo passa, mas dois meses antes do prazo, Odete descobre o romance dela com César, com quem ela própria mantinha um caso. Desmascarada, sem o apoio de Odete Roitman, Maria de Fátima fica sem nenhum tostão e vai procurar Raquel, agora proprietária de uma rede de restaurantes chamada Paladar. Raquel, no entanto, depois de muitas decepções, se recusa a ajudar a filha.
- Outro personagem de destaque em Vale Tudo é Marco Aurélio (Reginaldo Faria), braço direito de Odete Roitman nos negócios, ex-marido de Heleninha, casado atualmente com Leila (Cássia Kiss). Através da dupla de empresários, o autor discute questões como desonestidade, corrupção e ética.
- Quase no final da novela, no capítulo 192, a vilã Odete Roitman é assassinada com três tiros à queima-roupa, gerando um grande mistério na história que mobilizou o país inteiro. No último capítulo, o 204, o público descobre a identidade do assassino: - Leila, que disparara contra Odete por engano. Ela pensava ter atirado em Maria de Fátima, que tinha se tornado amante de seu marido Marco Aurélio.

- O Brasil inteiro parou no dia 6 de janeiro de 1989 para saber “quem matou Odete Roitman”. Os autores aumentaram o clima de suspense escrevendo cinco versões diferentes para o último capítulo, ao qual, os atores só tiveram acesso durante a gravação.

- Apesar da morte da vilã Odete Roitman, no final de Vale Tudo os personagens maus-caracteres não são punidos. Maria de Fátima casa-se com um príncipe italiano, em mais uma das tramóias idealizadas por seu amante César. Marco Aurélio e Leila fogem do país depois de aplicarem um grande golpe. Em sua última aparição, ao entrar no avião que o levaria para fora do país, o personagem de Reginaldo Faria dá uma banana para a câmera, numa cena antológica. Ao fundo, a música Brasil, de Cazuza, na voz de Gal Costa.

- A novela mostrou, pela primeira vez de forma explícita, o homossexualismo feminino, o que resultou em alguns problemas com a censura. Vários diálogos entre as personagens Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska) tiveram que ser re-escritos, depois que foi vetada a cena em que as duas contavam a Heleninha sobre os preconceitos de que eram vítimas por causa de seu relacionamento.
 
Produção:
- A abertura de Vale Tudo, criada pela equipe de Hans Donner, é um marco na história da telenovela: a música Brasil, de Cazuza, interpretada por Gal Costa, é acompanhada de um mosaico de imagens que procuravam compor um retrato do país. Ao final, as imagens formavam a bandeira brasileira.
 
Curiosidades:
- Apesar de vilã, Odete Roitman conquistou grande popularidade. Beatriz Segall conta que, depois que a personagem foi assassinada na trama, uma agência de publicidade criou uma campanha para uma companhia de seguros em que, sob a imagem da atriz, lia-se a fase: “Nunca se sabe o dia de amanhã. Faça seguro”.
- O mistério da identidade do assassino de Odete Roitman, embora tenha durado apenas 11 capítulos, povoou as conversas pelo país. Houve até um concurso, patrocinado por uma indústria alimentícia, para premiar quem acertasse o nome do assassino.
- Vale Tudo foi exibida em mais de 30 países, entre os quais Alemanha, Angola, Bélgica, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Itália, Peru, Polônia, Turquia e Venezuela.
- Em Cuba, a novela fez tanto sucesso que “paladar”, o nome dos estabelecimentos gerenciados por Raquel, passou a ser usado para designar os pequenos restaurantes privados que acabavam de ser inaugurados no país, depois da abertura econômica dos anos 1990.
- Vale Tudo marcou a estréia dos atores Marcelo Novaes e Flávia Monteiro na TV Globo.
- A novela foi reapresentada entre maio e novembro de 1992, em Vale a Pena Ver de Novo.
- Em 2001, a Rede Globo e a Telemundo, braço hispânico da rede americana NBC, firmaram um acordo de co-produção do remake de Vale tudo. Voltada para o público latino, a nova versão da novela, Vale Todo, teve direção geral de Wolf Maya e foi produzida em 2002, no Projac, com um elenco formado por atores de língua hispânica. A adaptação foi de Yves Dumont.
 
Trilha Sonora:
- Além de Brasil, música de abertura, a trilha sonora de Vale tudo contava com sucessos como É, de Gonzaguinha, e Isso Aqui O Que É, de Caetano Veloso, tema da personagem Raquel. Entre os sucessos internacionais, destaque para Baby Can I Hold, de Tracy Chapman, que embalava as cenas de Raquel e Ivan.
 
Merchandising Social:
- Vale Tudo tratou de problemas sociais sérios e atuais do país. Além da questão da ética e da honestidade, discutiu o drama do alcoolismo através da personagem Heleninha. No final da trama, ela integra-se aos Alcoólicos Anônimos, em cena esclarecedora sobre o processo de recuperação dos dependentes e de suas dificuldades.

- Fontes:
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Antonio Fagundes (06/03/2002),  Beatriz Segall (03/06/2002), Gilberto Braga (06/06/2001), Regina Duarte (14/03/2005), Reginaldo Faria (19/06/2002) e Renata Sorrah (20/03/2002); Boletim de programação da Rede Globo, número 794; “Autores de Vale Tudo atenuam alusões a homossexualismo” In: Folha de S.Paulo, 24/07/1988; César Garcia Lima; CEZIMBRA, Márcia. “Ser ou não ser honesto em versão mexicana” In: O Globo, 29/06/2001; “Ela & Ela” In: Jornal do Brasil, 16/07/1988; “Vale Tudo muda” In: Jornal do Brasil, 20/07/ 1988; “Felicidade geral” In: Veja, 11/01/1989; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1977, p.337-8; “Leila foi quem matou Odete” In: O Estado de São Paulo, 07/01/1989; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Nem tudo vale na novela das oito” In: Folha da Tarde, 20/07/1988; “Realismo envolvente” In: Veja, 01/06/1988; “Sem conversa” In: Veja, 27/07/1988; “Trama gringa da Globo veta brasileiros” In: O Estado de São Paulo, 06/05/2001; Sites: www.imdb.com, acessado em 02/2006; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 02/2006.

Em maio de 1889, em Porto Alegre, acontece nova Greve do Magistério estadual, que agitaria os professores gaúchos em face à rejeição da categoria a proposta salarial encaminhada pelo governo. A greve era fomentada e manipulada além do CPERGS e principalmente pelo Partido dos Trabalhadores – PT.

Em 24 de maio de 1989, em Porto Alegre, por ocasião dos 154 Anos da Assembléia Legislativa, foi feita uma sessão solene, onde todos os deputados, ressaltaram a importância do Parlamento gaúcho para o Estado do Rio Grande do Sul.

Em 03 de outubro de 1989, em Porto Alegre na Assembléia Legislativa, em sessão solene é promulgada a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, a primeira da Nova República.

1990
Democracia Consolidada

Em 1990, na Ásia, o Iraque com a desculpa de anexação de unidade rebelde invade o Kuait.

Em 1990, na Europa Oriental (leste europeu) e Ásia, acontecem à Independência da Lituânia e da Armênia, ex-repúblicas da URSS.

Em 1990, na Europa, as duas Alemanhas divididas no pós-guerra entre Oriental e Ocidental se reunificam formando uma só nação alemã a República Federal da Alemanha e sua capital indivisível Berlim.

Em 1990, em Porto Alegre, pela nova Lei Orgânica do Município, criou os “Conselhos Populares” e os “Conselhos Municipais”.

 Em 15 de março de 1990, Fernando Collor de Mello (15.03.1990-29.12.1992), trigésimo segundo presidente da República, alagoano, Partido da Reconstrução Nacional – PRN, vice Itamar Franco (PRN).
Primeiro presidente eleito em eleições livres e diretas desde 1961, quando vence no segundo turno o candidato Luiz Inácio da Silva.

- Em rede nacional de rádio e televisão, a decretação do maior choque da história econômica do país com o confisco de todo o dinheiro depositado em caderneta de poupança e congelamento dos depósitos no setor bancário a partir de Cr$ 50,00, para devolução posterior com correção inferior a inflação praticada tem início o Plano Collor idealizado pela ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello contra a inflação. O país entra em caos, a população não acredita no que está acontecendo e irá acontecer nos meses posteriores.                    

Em maio de 1990, em Porto Alegre, eclodia mais uma Greve do Magistério estadual, havia se tornado uma rotina, que dificultava o ano letivo, e a população não mais suportava a situação ano após ano.

Em julho de 1990, em Porto Alegre, após muita discussão, debates e bate-bocas se encerra a Greve do Magistério estadual, com conquistas em termos salariais, funcionais e educacionais.

Em 1991, na Ásia, Golfo Pérsico, tem início a Guerra do Golfo com o ataque dos EUA e aliados para libertar o país Kuait, o Iraque fica sob a tutela da ONU.

Em 1991, na Europa, nos Bálcãs, Iugoslávia, tem início à sangrenta Guerra Civil separatória gerando muitas perseguições e mortes e novas repúblicas.

Em 1991, no Leste Europeu e Ásia, acontece a independência das ex-repúblicas comunistas da URSS remanescentes que permaneciam aliadas ao regime de Moscou.

Em 26 de março de 1991, Améica do Sul, Paraguai, em Assunção, foi assinado o Tratado de Assunção, é criado o MERCOSUL – Mercado Comum do Sul da América, pelos países membros: - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, seguindo modelo europeu.
Porto Alegre é a capital do novo Mercado Comum.

Em 1991, em Porto Alegre, é inaugurado o Parque Chico Mendes, em homenagem ao líder seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, assassinado em 1988, no Estado do Acre, localizado no Jardim Leopoldina, na zona norte. Com bosque de eucaliptos, banhado e uma mata de galeria com espécies nativas (araçás, butiás, pitangueiras, ipês e outras).
Possui parques infantis, cancha de bocha e churrasqueiras.

Em 1992, na Europa, Leste, nos Bálcãs, mais um golpe para já ex-Iugoslávia com a Independência da Bósnia e da Herzegovina.

Em 1992, em Porto Alegre, é inaugurado o Largo Glênio Peres (antigo Largo do Paraíso e do Mercado), os terminais de ônibus são retirados e remanejados e a área é urbanizada; local de manifestações populares, culturais e políticas. É pavimentado com lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas (petit pavê) nas cores, preto, branco e rosa, parecendo um tapete persa, tal qual existia na década de 1930, bancos em pedra seguindo a linha do Mercado.

Em 13 de março de 1992, no Brasil, Estado da Bahia, morre a caridosa Irmã Dulce.

Entre os dias 20 e 22 de julho de 1992, no Espaço, Sistema Solar, é registrado pelo “telescópio espacial” Hubble a colisão do cometa Shomaker-Levy 9 contra o planeta Júpiter, foi o maior acontecimento astronômico do século. O cometa foi transformando em 21 pedaços, a dimensão de algumas explosões causadas pelo choque com o planeta teve até três vezes o tamanho da Terra.

Em 17 de agosto de 1992, em Porto Alegre, a Lei Complementar nº 279 da Câmara, institui o (monumento em bronze) “O Laçador” do escultor Antônio Caringi como símbolo oficial da cidade.

Em 02 de outubro de 1992, no Brasil, Brasília (DF), a Câmara dos Deputados concluiu pela CPI em 84 dias, que a conduta de Collor fora “incompatível com a dignidade do cargo” e autorizou o Senado a julgar o presidente da República Fernando Collor de Mello o que o obrigou a se afastar do cargo para aguardar a decisão final.

- Itamar Franco, assumiu interinamente na qualidade de vice-presidente da República até a data de renúncia de Fernando Collor.

- Durante o julgamento pelo Senado, acontecia por todo o Brasil, multidão de estudantes em passeata os chamados “Caras Pintadas”; em um protesto colorido, ruidoso e irreverente, pedindo o impechiment de Fernando Collor.

Em 29 de dezembro de 1992, no Brasil, Brasília (DF), um dia antes de ser cassado por “Crime de Responsabilidade” o presidente da República Fernando Collor de Melo renuncia ao cargo para escapar da caçassão, mas a sentença já está dada, com a perda de dos direitos políticos por 8 anos.

Em 29 de dezembro de 1992, no Brasil, Brasília (DF), Itamar Franco (29.12.1992-01.01.1995), trigésimo terceiro presidente da República, mineiro, Partido da Reconstrução Nacional – PRN, sem Vice.
Contra a inflação institui o Plano Real; solicita a montadora Volkswagem para relançar o “Fusca”, chamado de Itamar.                 

Em 1993, no Oriente Médio, inicia-se um novo processo de Paz entre árabes e israelenses com a intermediação dos Estados Unidos.

Em 1993, na Europa, Leste, a Tchecoslováquia se divide em dois novos países República Tcheca, com a capital e República da Eslováquia, com a capital .

Em 1993, na Europa, Alemanha, a equipe de Tênis da Associação Leopoldina Juvenil de Porto Alegre sagrou-se vice-campeã do Campeonato Mundial de Tênis (categoria 45 anos) realizado na cidade de Berlim.

Em 1993, na América do Norte, o Democrata Bill Clinton assume a presidência dos Estados Unidos, como todo o bom presidente americano, “polêmico”.

Em 1993, em Porto Alegre, cerca de 10 mil cidadãos estavam sendo representados junto ao Orçamento Participativo da Prefeitura por 650 entidades comunitárias que integram o Fórum Permanente.

Em 1993, em Porto Alegre, a antiga Usina do Gasômetro, junto a orla do Guaíba, desativada na década de 1970, é transformada pela Prefeitura Municipal, na administração do PT num espaço cultural e passa a se chamar Usina do Gasômetro – Fábrica de Cultura.

Em maio de 1993, no Brasil, Brasília (DF), tem início um novo plano econômico no governo de Itamar Franco para “acabar com a inflação e colocar o país no rumo do crescimento com estabilidade”, onde tantos já haviam fracassado, é criado a Unidade Real de Valor – URV, um indexador para preços e salários, o índice evoluía de acordo com o mercado, até ser fixado e transformado em moeda, o “Real”, elaborado pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

Em 29 de julho de 1993, em Porto Alegre, nascia o IMAMA – Instituto da Mama do RS, com a missão de promover, manter e restabelecer a saúde da mama, a exemplo do que era feito no exterior.

Em 1994, na África, África do Sul, termina o regime de segregação racial entre negros e africaner’s (de origem holandesa ou branca), o chamado “Apartheid”, com a libertação do líder negro Nelson Mandela que vai administrar a transição e assumir a presidência, através de eleições livres e gerais.

Em1994, na África, Centro Africana, Ruanda, a “terra das mil planícies”, no pequeno país acontece o maior genocídio conhecido pela guerra civil nesta nação africana, mais de 900 mil pessoas (conforme dados do governo) foram mortas (assassinadas) em 100 dias de conflito, deixando o país com 70% de mulheres, viúvas e órfãos, a maior tragédia do século XX depois das duas grandes guerras.

Em 1995, na Europa, França, é assinado em Paris, Acordo de Paz entre os dirigentes da Bósnia, Croácia e da Sérvia, encerrando quatro anos de guerra civil nos Bálcãs na ex-Iugoslávia.

Em 1995, na América Central, Caribe, em início de abertura, o Parlamento de Cuba aprova investimento estrangeiro no país com controle de 100% do capital, exceto em educação, saúde e defesa.

Em 1995, no Brasil, Brasília (DF), a Rede Ferroviária S.A. - RFFSA foi colocada em leilão e comprada pela América Latina Logística - ALL, no governo do presidente FHC, que manteve somente os trechos considerados lucrativos, praticamente todas as linhas de passageiros foram desativadas.

Em 1995, em Porto Alegre, para salvar a “tradição cervejeira da cidade”, é fundada por Eduardo Bier a Cervejaria Dado Bier, que traz cerveja até no sobre nome, com fábrica dentro do Shopping DC Navegantes, na zona norte, na Rua de Eventos, onde fabrica e tem uma cervejaria para eventos e degustação.
O empreendimento foi sugerido e apoiado por Jorge Gerdau Johannpeter, seu tio, alemão como ele.
A Dado Bier, além da produção de cervejas pilsen, testa novos sabores, como de erva-mate.

Em 01 de janeiro de 1995, no Brasil, Brasília (DF), Fernando Henrique Cardoso - FHC (01.01.1995/ 01.01.1999), trigésimo quarto presidente da República, paulista, Partido da Social Democracia Brasileira PSDB, vice Marco Maciel (PFL).                                                                                
Ministro da Fazenda de Itamar Franco, pelo sucesso do Plano Real e a URV – Unidade Real de Valor, com o controle da inflação sem traumas, foi candidato natural e vencedor das eleições, com 55% dos votos válidos.
O Brasil segue em crescimento, o nível de pobreza começa a cair com planos de educação e renda, Bolsa Escola e Bolsa Alimentação e outros. Com sua grande popularidade o Congresso vota a emenda constitucional para a “reeleição”, que é aprovada, ao estilo do presidente Menen da Argentina.

Em 19 de setembro de 1995, em Porto Alegre, o Parque Farroupilha ao completar 60 anos (1935-1995) é eleito como o local mais querido dos cidadãos porto-alegrenses.
“Quem não percorreu suas trilhas, namorou em seus recantos, passeou de pedalinho, bicicleta ou trenzinho, comeu pipoca, algodão doce ou maçã do amor.”

- 38 Monumentos, entre os quais: - Monumento ao Expedicionário, Pira da Pátria, Gaúcho Oriental, Coluna Jônica, Árvore da Amizade, as várias hermas, o antigo Relógio da Carris entre outros.

- Espaços culturais e de lazer: - Auditório Araújo Vianna, Estádio General Ramiro Souto, Parque de Diversões e seu famoso carrossel de “Autinhos”, Parque Paulo Gama e diversos outros recantos.

Parque Ramiro Souto: - com campo oficial de futebol do Estádio Gal. Ramiro Souto, pista de atletismo, 2 quadras esportivas, vestiários, arquibancadas e palanque oficial.

Mini-Zôo Palmira Gobbi Dias: - de caráter educativo, abriga diversas espécies nativas do Rio Grande do Sul, entre micos, jacu, marrecão, papagaio, saracura e outros.
Viveiro de Aves: - localizado na lateral do prédio da administração, lago e viveiro cercado com patos e marrecos.

Orquidário Gastão de Almeida Santos: - inaugurado em 18.09.1953, com mostra permanente de orquídeas e bromélias.

Mercado Municipal: - com lojas e serviços, localizado na esquina da Avenida Osvaldo Aranha com José Bonifácio.

Auditório Araujo Vianna: - inaugurado em 1964, para mais de 4 mil espectadores, junto a Avenida Osvaldo Aranha.

Parquinho de Diversões: - com diversos brinquedos e o famoso carrossel de carrinhos antigos.

- Recantos:
Recanto Europeu: com dois espaços distintos, simula um jardim europeu no qual podem ser vistos.
- Fonte Francesa (chafariz francês em ferro fundido transferido da Praça Parobé na década de 1940) instalado em um centro formado por caminhos entre espelhos d’água e jardins, bancos, cercado por palmeiras da Califórnia.
- Pergolado Romano, com colunas jônicas, pórtico triangular e trepadeiras (bouganvilies).
Faz parte do conjunto paisagístico, jardim geométrico com 2 vasos em ferro fundido, com árvores entre colunas de granito, bancos estilizados, ciprestes e arbustos esculpidos.

Recanto Oriental: constituído de caminhos e lago, distribuídos.
- Templo de Buda: - constituído de um pagode oriental contendo uma bela escultura de Buda sentado com colunas orientais e dois tigres sentados em hermas.
- Jardim: - uma miniatura do vulcão Japonês (Monte Fuji) montanha sagrada dos japoneses, Arco do Templo, luminária tradicional, bancos e luminárias estilizadas, caminhos, ciprestes podados, taquarais e bambus.
- Lago: - em formato de um dragão, com duas pontes em arco caminho de pedras sobre a água e contorno de pedras.

Recanto Solar: uma praça com calçamento em petit pavê (preto e branco) e bancos de granito divididos.
- Rosa dos Ventos: sobre o calçamento de petit pavê com grandes esferas com a designação dos pontos cardeais, orienta a relação do nascente e do poente do sol.
- Relógio Solar.

Recanto Alpino: uma Cabana feita de pedras, Arco, envolta em trepadeiras e árvores e uma pequena nascente gerando um Córrego que desce entre as pedras, bancos em pedra, caminhos e escadarias calçadas, um singular refúgio dos Alpes.

Roseiral: no Parque Paulo Gama, jardim em formato geométrico, com canteiros com cercas vivas e roseirais, bancos em argamassa da antiga Concha Acústica Araújo Vianna da Praça da Matriz, no centro está à fonte em ferro fundido do Menino da Cornucópia.

Espaço Cívico: grande largo com grande círculo calçado, inaugurado em 1953.
- Monumento ao Expedicionário: - feito em granito em forma de duplo arco com 12,5 metros de altura, junto a Avenida José Bonifácio.
- Pira da Pátria: - ponto das comemorações da Independência do Brasil (em 07 de setembro) e da Revolução Farroupilha (em 20 de setembro).
- Monumentos dos patronos das Armas: - cmposto de 4 hermas dos patronos Marechal Osório, Santos Dumont, Duque de Caxias.

Fonte Luminosa: construída em Nova Iorque (EUA) e instalada em 1935, no eixo da Avenida dos Estados para Exposição do Centenário Farroupilha, composto de espelho d’água e chafariz ao centro, este monumento traz a dança das águas elevadas em quatro estágios diferentes para mais de 8 metros de altura e iluminadas por 31 holofotes de diversas cores.

Espelho d’Água: construída para a Exposição do Centenário Farroupilha de 1935, localizada na extrema da Avenida dos Estados, tendo seu formato alterado na década de 1950, sendo retirado as luminárias e escadarias das laterais.
No espelho d’água a imagem do céu azul em dias claros de sol.

Recanto das Tartarugas: localizado junto ao Parque Paulo Gama, composto por caminhos, cercado estilizado e bancos em pedra, lago com jato de água que se remete a mais de 5 metros, pequena ilhota ao centro com casinha de pedra para tartarugas.
- Monumento do Gaúcho Oriental: -

Lago: construído em 1934, durante a urbanização e drenagem da área para Exposição do Centenário Farroupilha, com a forma de uma elipse alongada, cujas margens são vegetadas por plantas palúdicas – maricás, chorões, corticeiras e bancos de pedra.
- Recanto do Lago: - em formato de ilhota ligada por uma ponte com grande deck em concreto em forma de círculo, como um coreto e banco.
- Deck Europeu: - na lateral com bancos e grande vaso.

Recanto da Coluna Romana: na lateral do lago, com a Coluna Romana no canteiro e caminho calçado cercado de cercas vivas, entre as árvores em direção a Avenida João Pessoa.

Relógio da Garagem da Cia. Carris: área com jardim e caminhos calçados, bancos em concreto, vaso em argamassa de 1935, a Cia. Carris possuia sua garagem localizada na Avenida João Pessoa, exatamente onde passa a Avenida Loureiro da Silva (perimetral) em frete ao Viaduto Imperatriz Leopoldina.
- Torre do Relógio da Carris: - em concreto onde está localizado o antigo relógio da Cia.

Largo do Auditório Araujo Vianna: - composto por espelho d’água em desnível, bancos em concreto e monumentos.
- Monumento a Chopin: -
- Monumento a Carlos Gomes: -
- Monumento a Beetoven: -

Praça da Imigração Israelense: localizado no triângulo formado pela Rua Setembrina e Avenida Osvaldo Aranha, ao lado do Instituto de Educação, instalado no Parque Farroupilha, possui também parque infantil, bancos, jardins e caminhos.
- Obelisco ao Centenário da Grande Epopéia Farroupilha: - em granito, doada pela Colônia Israelita em comemoração ao Centenário Farroupilha (1935).

Alameda da Avenida João Pessoa: construído na década de 1910, na lateral do Caminho da Várzea (Avenida João Pessoa), no início da urbanização entre o Parque Paulo Gama e a Avenida José Bonifácio, composto por canteiros geométricos, palmeiras da Califórnia e muitos monumentos.

Largo da Coluna Jônica: instalada junto ao prédio da administração, com jardim caminhos e bancos em argamassa da antiga Concha Acústica Araújo Vianna na Praça da Matriz.
- Coluna Jônica: - em granito, doada pela Colônia Sírio-Libanesa pelo Centenário Farroupilha (1935).

Praça da Vitória: esplanada inaugurada em 1957, para o Monumento do Expedicionário com face para a Avenida José Bonifácio.

- Serviços:
Prédio da Administração
Bicicletário (aluguel de bicicletas) e estação dos pedalinhos,
Pedalinho,
Passeio de Trenzinho,
Passeio Botânico,

- 2 Postos da Brigada Militar, Esquina Avenida José Bonifácio e outro junto a Rua Luiz Englert.

- 5 Parques Infantis (play ground), grande praça de brinquedos construídos na década de 1970, junto ao Bicicletário, Parque Paulo Gama, Avenida José Bonifácio e Avenida João Pessoa, na Praça da Imigração Israelense, junto a Avenida Osvaldo Aranha.

- 3 Sanitários, atrás do prédio da administração (junto às árvores da Avenida João Pessoa), ao lado da clínica veterinária no Parque Paulo Gama, no Estádio Ramiro Souto em frente à Rua Vieira de Castro.

- Feiras e Exposições:
Brique da Redenção: aos domingos.
Feira Ecológica e de Artesanato: - aos sábados.
Anualmente, acontecem as mais diversas exposições e mostras junto ao monumento do Expecidionário.

Em 1996, no Mundo, EUA, Grã-Bretanha, China e Rússia (potências nucleares) e mais cem países assinam o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

Em 1996, na África, o presidente da África do Sul Nelson Mandela assina a nova Constituição que proíbe de vez o apartheid.

Em 1996, na América do Norte, México, o Governo e o Exército Zapatista de Libertação Nacional assinam acordo sobre direitos e cultura indígenas.

Em 1996, na América do Norte, Estados Unidos, o presidente Bill Clinton promulga a Lei Helms-Burton, que pune empresas estrangeiras que mantenham comércio com a ilha de Cuba.

Em1996, na América Central, Guatemala, é assinado acordo entre governo e forças para-militares encerrando 36 anos de conflitos.

Em 1996, no Brasil, segundo a empresa paulista de consultoria Trevisan, depois de pesquisar cidades de mais de 200 mil habitantes de todas as regiões do país, concluiu:
Porto Alegre é a cidade brasileira com melhor qualidade de vida”.

- Porto Alegre da primeira eleição em 1896 e seus 6.073 eleitores registrados e 1996 e seus 925 mil eleitores, são 100 anos de vida política da cidade, neste período houve somente 17 eleições livres e apenas 10 prefeitos eleitos pelo povo.

Em 1996, em Porto Alegre, a cidade é premiada e recebe da Revista Exame o título de capital com Melhor Qualidade de Vida do país.

Em 1996, em Porto Alegre, a Casa Godoy, na Avenida Independência, nº 88, única representante do estilo art noveau em Porto Alegre é adquirida pela Prefeitura Municipal, tombada como patrimônio da cidade por Lei Complementar Municipal 275/92.
Foram dez anos de negociações entre a Prefeitura e os descendentes.

Em 1996, em Porto Alegre, toda a malha ferroviária estadual está sob coordenação da América Latina Logística – ALL.
Exceto a Trensurb que administra o metrô de superfície entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.

- A Estação Diretor Pestana tem um pátio de manobras grande, onde, mesmo após o abandono da linha pela RFFSA e a ALL, continua, em meio a casas abandonadas e outras ainda habitadas por famílias, a servir de pátio de embarque e desembarque de madeiras.
A última Estação Ferroviária de Porto Alegre não é mais utilizada, apenas a Estação Aeroporto do sistema Trensurb.
Na cobertura dessa plataforma ainda está escrito, no concreto:
“Estação Diretor Augusto Pestana”
A última lembrança dos dias de glória do sistema ferroviário que ligada Porto Alegre ao seu interior, outros estados e países.

- Da Estação Diretor Pestana para frente, em direção ao Centro de Porto Alegre, os trilhos foram retirados ou estão enterrados, para somente reaparecerem junto ao Porto, na região da Rua Voluntários da Pátria, e no Caís Mauá, ambos sem uso.

Em 23 de junho de 1996, na manhã, no Brasil, em Maceió (AL), são encontrados mortos Paulo Cesar Faria, o “PC”, ex-tesoureiro de campanha de Fernando Collor de Mello e pivô da cassação do presidente e sua namorada Suzana Marcolino na sua casa de praia em Guaxuma. Dizem ser suicídio, mas na verdade era “queima de arquivo”.

Em 03 de outubro de 1996, em Porto Alegre, é realizada a “última eleição” para Prefeito no século XX, onde é vencedor Raul Pont do Partido dos Trabalhadores – PT.

Em 1997, em Porto Alegre, a Câmara Municipal tem 33 Vereadores representados por 9 partidos políticos.

Em 1997, em Porto Alegre, o trem de superfície (Trensurb), está integrado a 60 linhas de ônibus e, nos dias úteis, recolhe e espalha 110 mil pessoas ao longo de 15 estações.
Há quem acha que o trem deveria andar mais rápido, como trem subterrâneo.
É a única crítica.
Há promessas de melhora, a começar pela extensão da linha de 3,9 quilômetros, de Porto Alegre até a Unisinos, em São Leopoldo.
Mas isso ainda é pouco.
Espera-se que o trem um dia chegue a Novo Hamburgo e ganhe ramificações a Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada.

Em 1997, em Porto Alegre, chegam a nova versão de shopping, os de “céu aberto” ou “Outlets”, o primeiro instalado é o DC Navegantes, no bairro Navegantes, na zona norte da cidade.

Em 1997, em Porto Alegre, é realizada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, a Copa Ericsson Internacional de Tênis.

- Neste ano, nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil de Porto Alegre foi realizado o 12º Campeonato Internacional Dado Bier de Veteranos e a Copa Heineken Super Masters de Tênis.

Em 1997, na Europa, França, o tenista catarinense Gustavo Kuerten, treinado pelo gaúcho Larri Passos, após conquistar vários torneios internacionais infanto-juvenis vence pela primeira vez o torneio profissional de “Roland Garros” em Paris.

Em 1997, em Porto Alegre, o índice de desemprego é de 14%, considerado alto.

Em 1998, em Porto Alegre, é criado a Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC, para gestão e controle de trânsito e mobilidade da cidade, transferindo o encargo da Brigada Militar.

Em 1998, em Porto Alegre, é inaugurado o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, este é um dos maiores museus interativos de ciências naturais da América Latina e um dos melhores do mundo.
Seu acervo inclui milhões de peças e uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o País.
Destacam-se peças paleontológicas, a grande exposição de aves e animais empalhados e muitas informações sobre os recursos minerais brasileiros.
O museu propõe atividades para todas as idades e mostra áreas de experimento, atrações do Universo, a Terra, Ambiente e o Homem.
A área de exposição conta com 700 experimentos interativos e o visitante participa das experiências que resultaram no atual e mais recente conhecimento científico.
Localizado no Campus da PUC, prédio 40, na Avenida Ipiranga, 6681, bairro Partenon.

Em 1998, em Porto Alegre, a cidade é novamente premiada, desta vez em Relatório da ONU, quando a cidade atingiu o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais.

Em 1998, em Porto Alegre, é realizada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, outra edição da Copa Ericsson Internacional de Tênis.

Em 01 de janeiro de 1999, no Brasil, Brasília (DF), Fernando Henrique CardosoFHC (01.01.1999-01.01.2003), paulista, Partido da Social Democracia Brasileira PSDB, vice Marco Maciel.
Em eleição direta reeleito para mais um mandato seguido de presidente, pela primeira vez na República (01.01.1999-01.01.2003), paulista, Partido da Social Democracia Brasileira PSDB, vice Marco Maciel (PFL).

Em dezembro de 1999, Porto Alegre, possui os seguintes Cinemas, algumas das grandes salas ainda de rua ou calçada, 1 autocine e os demais de grupos instalados em shopping:
Imperial e Guarany (mezanino) – Rua dos Andradas, 1051
Vitória 1 e 2 (mezanino), Av. Borges de Medeiros, 475
Auto Cine Paraíso – Estrada Caminho do Meio, 5115 (continuação da Av. Protásio Alves)
Cinemark 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 – Bourbon Shopping Ipiranga, Av. Ipiranga, 5200
GNC Bourbon 1 e 2 – Bourbon Shopping Assis Brasil, Av. Assis Brasil, 200
GNC Lindóia Cine Shopping 1 e 2 – Lindóia Shopping, Av. Assis Brasil, 3522
GNC Praia de Belas 1, 2 e 3 – Praia de Belas Shopping, Av. Borges de Medeiros
Iguatemi 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 – Shopping Center Iguatemi, Av. João Wallig
Center 1, 2, 3 e 4 – Shopping João Pessoa, Av. João Pessoa
Guion 1, 2 e 3 – Centro Comercial Nova Olaria, Rua Lima e Silva, s/nº
Guion Sol 1 e 2 – Jardim do Sol Strip Center, Av. Cavalhada, 5555
Multicine 1 e 2 – Rua da Praia Shopping, Rua dos Andradas, 1000
Strip Center Assis Brasil 1 e 2, Av. Assis Brasil, 4320

Casa de Cultura Mario Quintana
Sala Eduardo Hirtz
Sala Norberto Lubisco
Sala Paulo Amorim, Rua dos Andradas, 736
Usina do Gasômetro
Sala P. F. Gastal, Av. Pres. João Goulart, 551
Sala de Cinema da UFRGS

Em 11 de novembro de 1999, em Porto Alegre, após um investimento de 800 mil reais no velho Estádio dos Eucaliptos, foi realizada a partida de comeração dos 30 Anos do fechamento do estádio do Sport Club Internacional para apresentações oficiais.
Foi realiado amistoso entre Inter x Rio Grande o mesmo time do último jogo em 1969.

Por fim de 1999, Porto Alegre termina o século XX com um carro (automóvel) para cada 2,3 habitantes, um dos maiores índices do país, mas a velocidade média de 30 km/h é bem maior que em outras capitais do país que é de 20 km/h.
Em Porto Alegre ainda é possível ir para casa almoçar e voltar ao trabalho, um grande privilégio.

- Porto Alegre tem baixos índices de criminalidade, pois os carentes sociais encontram condições de sobrevivência na chamada, economia informal, em vez de engrossar as estatísticas policiais.

- A educação em Porto Alegre está em nível privilegiado, disputando com as metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro.
“Os Positivistas diziam que a escola devia se estender a todos, o que elevou o nível do ensino e o baixo analfabetismo na população, junto ao legado de Leonel Brizola.”
O principal é o planejamento, pois nada funciona 100%, mas é pensado e aplicado.

- Existe em Porto Alegre mais de 1 milhão de árvores, só nas calçadas e canteiros centrais, além das que se espalham por oitos parques e 375 praças. São 15,83 metros quadrados de verde por habitante.
Porto Alegre ainda tem 144 km2, de zona rural, quase um terço da área do município, uma raridade entre as capitais brasileiras, abrigando uma população aproximada de 18 mil habitantes.
O maior sucesso da zona rural de Porto Alegre é a fruticultura (pêssego, ameixa e uva). A produção do pêssego de mesa é a maior do Brasil. O solo das encostas de morros é ótimo para essas culturas.

A Pirâmide Social

Porto Alegre é a cidade brasileira com melhor qualidade de vida.

“Os 60 Casais Açorianos no século XVIII ao invés de cruzar os braços, pegaram enxadas e foram carpir (formar roças), gerar lavouras e criação, sobreviver e desenvolver, construir.”

- Porto Alegre se tornou um bom lugar para se morar, cresceu menos, o crescimento da população não acompanhou o “boom demográfico” do país da década de 1970 e 1980, isto dá uma parte maior dos serviços públicos para cada habitante. Houve inchaço, mas inferior ao das capitais do mesmo porte. A cidade foi poupada das migrações.
Os gaúchos preferiam não vir para a capital.
Muitos emigraram para o Oeste do Paraná, Centro-Oeste e Amazônia e acabaram colonizando o país inteiro.

- Em termos globais, mesmo em Porto Alegre predominando o tipo racial branco (pela imigração) e pardo (pela miscigenação), a influência negra é enorme na cultura da cidade do Brasil, apesar da subjetividade para definir “negro” e “pardo” numa população como a brasileira, o IBGEInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística calcula que hoje mais de 40% sejam de cor, o que nos faz o maior país mestiço do mundo.

- Na virada do século, todas as liberdades estão garantidas, o cidadão é respeitado e respeitoso, Porto Alegre já é uma grande metrópole, males são resolvidos, mas novos sempre aparecem. E seus encantos permanecem, alguns intocáveis, ícones do passado se mesclam aos do futuro da sempre “provinciana leal e valorosa cidade de Porto Alegre”.

Em 31 de dezembro de 1999, zero hora, em Porto Alegre, pleno horário de verão, Jaime Pires Von Müller, este humilde cronista, sua Família e Amigos, estão em Florianópolis-SC, onde reside, houve fartura, liberdade e uma festa maravilhosa na Avenida Beira Mar Norte.

- O mundo tem que acertar o horário mundial, na virada do século o “Bug do Milênio”.


Continua na Parte XVII

2 comentários:

  1. Muito boa materia, li do começo ao fim...tive o prazer em minha vida de presenciar tudo qe esta e algo mais...Obrigado por ter me feito relembrar algumas passagens ja esquecidas !

    ResponderExcluir
  2. Ainda não o terminei de ler,mesmo assim achei maravilhoso ter esse registro tão válido. O copiarei para me manter sempre atualizada. Gaostei p d +++. Obrigada.

    ResponderExcluir